O "Rock"do ROCK IN RIO 2013

Rock in Rio repete sucesso entre públicos de todas as idades


Por Bruno Eduardo


O rock é e sempre será movido pela alma. O rock é um estilo musical de origem africana (sim, é verdade!) mas que ganhou o mundo nas Américas e Europas da vida. Ou seja, é a demonstração clara de ser algo universal. O rock inspira a juventude, e é também uma fonte de juventude para os nãos joviais. O rock não é limpinho. Ele não é bonitinho. Ele não usa maquiagem para poder ser comprado na esquina (ou não deveria). E qual seria o "rock" do Rock in Rio?

O SUCESSO ROCK IN RIO!

Mais uma vez, o Rock in Rio provou ser um bem-sucedido investimento. Tomando de vista a proposta da produção e a expectativa da mídia/público, é inegável o sucesso da edição. Segundo estimativas da Riotur, o Rock in Rio gerou um impacto na economia da cidade de mais de R$ 1 bilhão, atingindo uma média de 90% de ocupação dos quartos da rede hoteleira carioca. Outro grande termômetro que provou o sucesso do festival,  foi a quantidade de Rock in Rio Club vendidos: mais de 10 mil pessoas adquiriram o cartão para o evento que acontecerá apenas em 2015 - sem nenhuma banda anunciada. Com taxa de adesão de R$ 95, o Rock in Rio Club dá benefícios como 20% de desconto na compra de produtos na loja oficial do Rock in Rio, além de pré-venda garantida para o festival. A partir de agora a venda acontece apenas no site oficial (www.rockinrio.com.br). 

SINAL AMARELO

Na posição de cobrir o rock em todas as suas vertentes, é certo que torçamos pela ampliação de programas destinados ao gênero e ao seu público. Esperamos apenas, que a força da marca não desintegre um elemento tão importante para um festival dessa grandiosidade: o comprometimento artístico - de desbravamento / introdução / importação - na montagem do seu cast. Pois ficou evidente nessa edição, uma preocupação excessiva do Rock in Rio em fazer a vontade de um público específico. Um perigo para a biografia do evento, que já serviu de inclusão musical para algumas gerações de roqueiros - principalmente nas edições de 1985 e 1991. Talvez as únicas ousadias da produção, se deram pelas mãos de Zé Ricardo - que promoveu um excelente cast no Palco Sunset -, ou na presença de nomes como Muse de headliner no dia 14, Ghost B.C. (mesmo com show irregular) no dia do metal, e na inclusão do "véio" Bruce Springsteen em noite para fãs de John Mayer. De resto, foi bater ponto!

O "público Rock in Rio"

O "público rock in rio" comprou a ideia de que o palco é apenas um atrativo a mais (ou a menos). Não é por acaso, o local é o supra-sumo do entretenimento para os jovens de hoje em dia.  A Cidade do Rock é um parque aberto, com seu próprio shopping center - sem falar nos brinquedos: montanha russa, roda gigante e a fantástica tirolesa. Visto tamanha quantidade de opções para entretenimento em um local tão atraente, tenha se desenhado um novo público modelo, cada vez mais distanciado do palco. Para o "público rock in rio", o interessante é curtir o "EU FUI" - nem que isso signifique assistir bandas como Capital Inicial nas últimas 3 edições, tocando o mesmo repertório; nem que isso signifique aturar tributos mal ensaiados - mas quem se importa? A Grã-Bretanha fica logo ali na esquina (Rock Street).

ROCK IN RIO 2015

A edição de 2015 já está confirmada. Duas alterações estruturais serão feitas em relação ao evento deste ano: a diminuição da capacidade do público em 5.000 (passando agora ao total de 80.000), e a mudança do local destinado ao Palco Sunset - que pela concorrência popular, ficou "pequeno" naquela região próxima à montanha Russa.


Os 10 MELHORES shows do Rock in Rio 2013. 



Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

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