ROCK IN RIO 2013 - METALLICA

Foto: Paulo Cássio
Metallica apresenta o de sempre - e é bom como sempre


Por Bruno Eduardo

A escalação do Metallica no cast do Rock in Rio pela segunda vez consecutiva já dava um ar de previsibilidade ao show. O grupo não lançou nada de novo, nem confirmou uma apresentação conceitual – muitos esperavam que eles pudessem tocar o Black Album na íntegra. 

De qualquer forma, o Metallica comprova um incontestável e matador “mais do mesmo” em cima dos palcos. O show do grupo no Rock in Rio não traz qualquer novidade, mas é irretocável. É aquele mesmo modelo seguido por bandas como AC/DC e Motörhead. Com um atraso de trinta minutos, eles iniciaram a apresentação de forma voraz - com “Hit the Lights” e “Master Of Puppets”. Utilizando um setlist clássico, o grupo levou os fãs a um passeio de duas horas e meia – datado principalmente pelos hits de seu disco lançado em 1991 (“Sad But True”, “Nothing else Matters”, “Enter Sandman”), e na velocidade dos álbuns primórdios. Talvez a maior novidade tenha sido a inclusão de "Holier Than Thou", faixa menos popular do Black Album.
 
Previsível, ou não, é sempre legal ver o bombardeio e o show de fumaça que antecede a épica “One”, ou a cantoria uníssona (à capela) no fim de “The Memory Remains” - que remete à fase menos inspirada da banda. 


Completamente à vontade com o público brasileiro, James Hetfield fazia questão de tentar se comunicar com os fãs – mesmo que isso levasse alguns minutos entre canção e outra. No bis, o grupo atacou com sua fase mais trash: “Creeping Death”, “Battery”, e “Seek And Destroy” do álbum Kill 'Em All – que está completando 30 anos de lançamento [veja matéria especial sobre o disco AQUI]. 

No fim, o quarteto parecia não querer deixar o palco do Rock in Rio. James puxou uma longa salva de palmas, e todos os outros integrantes fizeram questão de um a um, deixar sua mensagem no microfone. Clichê ou não, o grupo sabe como fazer um show à altura de seu nome, ou pelo menos aprendeu a arte de não decepcionar. Showzaço! 

[Matéria publicada originalmente por Bruno Eduardo no Portal Rock Press]

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2