O Pearl Jam pode estar entrando em um novo capítulo — e quem diz isso é o próprio Eddie Vedder. Em entrevista recente à Rolling Stone, o vocalista refletiu sobre o momento atual da banda e usou uma definição curiosa para descrever a fase:
“Li recentemente uma frase que acho que dizia ‘o Pearl Jam está num momento entre eras’. E eu achei que isso foi, na verdade, bem preciso. Estamos trabalhando, ensaiando, animados. É interessante pensar em mudanças. Por mais que a gente gostasse de ter feito tudo do jeito que sempre fizemos — e ainda vamos poder fazer isso — acho que todos nós estamos empolgados com o futuro.”
Quando Vedder fala em transição, mudanças e futuro, o sinal é claro: algo está sendo preparado. Por enquanto, tudo que existe são as palavras do vocalista e algumas especulações de bastidores. Mas o fato é que o Pearl Jam está ativo, ensaiando e animado — nas próprias palavras do vocalista. Se o “momento entre eras” significar nova música, nova turnê ou um grande anúncio para o Brasil, os próximos meses prometem ser decisivos.
Pearl Jam no Rock in Rio?
De acordo com Ancelmo Gois, colunista do O Globo, o Pearl Jam deve ser anunciado em breve como headliner do Rock in Rio. Vale lembrar que a banda de Eddie Vedder nunca se apresentou no festival, e não vem ao Brasil desde 2018, quando se apresentou no Lollapalooza [relembre AQUI] e no Maracanã. Até o momento, no entanto, não há confirmação oficial por parte do festival ou da banda. Mesmo tratando-se de uma especulação, ainda existem três datas sem headliners anunciados no Rock in Rio 2026.
O Pearl Jam mantém uma relação histórica com o Brasil, já foi headliner de grandes festivais no país e costuma incluir a América do Sul em ciclos importantes de turnê. Além disso, se a banda realmente vive um “momento entre eras”, como definiu Vedder, grandes palcos seriam o cenário ideal para marcar essa transição.
Considerado um dos maiores grupos de rock do mundo, o Pearl Jam é o único representante do grunge que ficou em atividade desde sua formação. Com um legado único, a banda vendeu mais de 60 milhões de discos no mundo inteiro. Sucessos como "Alive", "Even Flow, "Black" e "Jeremy", ajudaram a consolidar o grupo como um dos principais expoentes do grunge logo no disco de estreia, o irretocável Ten. Regado por uma filosofia punk rock e um punhado de introspecção, discos como Vitalogy, No Code, Yield e Binaural mantiveram uma legião de fãs cada vez mais fiel e apaixonada.
Tags
Pearl Jam
