Rock in Rio: Misturando sucessos e várias covers, Weezer enfim estreia no Rio

Rivers Cuomo do Weezer em seu primeiro show no Rio [Foto: Adriana Vieira]

Por  Bruno Eduardo 


Nas últimas edições, o Rock in Rio vem sendo duramente (e justamente) criticado por repetir as atrações na escolha do seu line up (vide Bon Jovi e Red Hot Chili Peppers esse ano). Sendo assim, mesmo não tão badalados quanto outros nomes dessa edição, não é difícil incluir o Weezer entre os shows mais relevantes do festival. Afinal, essa é apenas a primeira vez da banda no Rio de Janeiro em quase trinta anos de estrada.

E foi ao som de vários sucessos (seus e dos outros) que o grupo embalou sua apresentação no Rock in Rio. Com exceção de algumas canções específicas (como "Pork And Beans" e "Beverly Hills"), o quarteto dividiu seu repertório em dois momentos específicos da carreira: a fase inicial, baseada nos três primeiros discos, e a fase recente, que inclui um álbum completo de covers (The Teal Album). 

A abertura com "Buddy Holly" foi uma ótima escolha para começar o show. Mesmo sem a mesma euforia dos fãs do Foo Fighters, era possível ver muita gente batendo a cabeça e cantando o refrão. Mantendo o mesmo visual nerd que os fãs adoram (com óculos, jaqueta jeans e dancinhas tímidas), Cuomo tentou de todas as formas se comunicar com os fãs e mostrar que estava realmente feliz estar no Brasil. "Vocês são muito foda", disse em bom português, arrancado risos e aplausos da plateia.

Entre as canções mais cantadas pelos fãs, duas do álbum verde, lançado em 2001 ("Island In The Sun" e "Hash Pipe") e as versões para "Lithium" do Nirvana (ainda mais num dia de Foo Fighters) e "Take On Me" do A-ha. Outra cover que funcionou bem no show do Rock in Rio foi "Paranoid", clássico do Sabbath.

No final da apresentação, o Weezer retornou ao seu álbum de estreia com a dobradinha "Buddy Holly" e "Say It Ain't So". Uma pena, no entanto, a primeira vez da banda no Rio não ter espaço para discos como Pinkerton e Maladroit. Mas aí seria perfeito demais. 

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2