O Guns N' Roses está chegando no Brasil para oito shows em 2026. A banda também é atração principal do Monsters Of Rock. Pegando como base os últimos repertórios, nota-se que a banda vem privilegiando os hits de Use Your Illusion. São 10 canções dos discos de 1991 contra 6 do debut (Appetite), que é considerado o melhor trabalho de estúdio para a maioria dos fãs. Mas qual o verdadeiro o auge da banda?
De um lado, Appetite For Destruction (1987) — cru, perigoso, direto ao ponto.
Do outro, Use Your Illusion I & II (1991) — ambicioso, grandioso, exagerado.
Dois momentos distintos. Dois Guns N’ Roses diferentes. E um debate que atravessa gerações.
Appetite For Destruction: o impacto que mudou o jogo
Quando o Guns N'Roses apareceu nos anos oitenta, eles ganharam um maior destaque exatamente por serem considerados o ponto mais sujo e ousado que você poderia encontrar na vibrante e glamourosa cena de Los Angeles - que na época era representada por grupos como Poison, Mötley Crüe e Ratt. Foi exatamente neste período que surgiu o melhor Guns N'Roses que o mundo do rock poderia ter tido um dia: o Guns de Appetite For Destruction. Esse debut é até hoje uma pedra de salvação para o grupo liderado por Axl Rose.
A sobrevivência da marca Guns N'Roses, assim como a manutenção de seu legado está essencialmente correlacionada ao disco de estreia. Principalmente pelas canções.“Welcome to the Jungle”, “Sweet Child O’ Mine” e “Paradise City” não eram apenas hits — eram projetos que viriam a se consolidar como hinos do rock.
O disco vendeu mais de 30 milhões de cópias e redefiniu muita coisa no hard rock mundial. Aqui, o Guns era instinto puro. Sem piano orquestral. Sem épicos de nove minutos. Só atitude e riffs afiados. Para muitos fãs, esse é o auge artístico: fome, perigo e autenticidade.
Use Your Illusion: quando o Guns dominava o mundo
Pouco antes do grunge invadir de vez o mainstream, o Guns N'Roses fabricou aquele que seria o último suspiro de sua supremacia comercial. A banda decidiu apostar em dois álbuns duplos, ou seja: quatro LPs de uma só vez. Um exagero, de acordo com o guitarrista Slash - mas que combinava perfeitamente com o modelo robusto do grupo naquele momento. Aliás, é sempre bom lembrar: ninguém era maior que o Guns N' Roses em 1991.
Dividido em I e II, Use Your Illusion foi lançado em setembro de 1991, e totaliza mais de 35 milhões de cópias vendidas no mundo inteiro e dez singles nas paradas de sucesso. A busca por algo maior - artisticamente falando - deixava evidente a participação de Axl como principal compositor neste trabalho, assim como a inclusão de novos elementos (pianos e vocais femininos). Entre os maiores sucessos estão duas versões covers - "Live An Let Die", de Paul McCartney e "Knockin On Heaven's Door" de Bob Dylan - e duas baladas épicas "November Rain" e "Don't Cry". Das músicas mais pesadas, estão "Civil War" e "You Could Be Mine" - que fez parte da trilha sonora de O Exterminador do Futuro 2.
Use Your Illusion traz o Guns N' Roses em suas maiores proporções. Todos os exageros cometidos pela - na época - maior banda de rock do planeta podem ser encontrados aqui, e permanecem intactos até hoje.
Impacto vs grandiosidade
Historicamente, o primeiro mudou o rock. O segundo mostrou até onde o Guns poderia ir — antes da implosão.
Com o Guns N’ Roses voltando ao Brasil, o setlist inevitavelmente mistura as duas fases. E talvez essa seja a resposta definitiva: o auge da banda pode estar justamente no equilíbrio entre os dois momentos.
Mas a pergunta permanece.
Se você tivesse que escolher apenas um…
Qual é o verdadeiro auge do Guns N’ Roses?
Tags
Guns N' Roses

