Planet Hemp convida Pitty e manda seu discurso político no palco do Rock in Rio

Foto: Adriana Vieira / Rock On Board

Com uma versão reduzida do cenário apresentado na gravação do DVD Baseado em Fatos Reais, Planet Hemp: 30 anos de Fumaça”, gravado há cerca de dois meses em São Paulo, com previsão de lançamento em novembro próximo, Marcelo D2 e B-Negão aparecem animados no palco do Rock in Rio 40 anos mandando uma dobradinha para já deixa o jogo controlado, um mix com “Ex-Quadrilha da Fumaça” e “Fazendo Sua Cabeça”.

Tudo certo, tudo no show do Planet Hemp sob controle e B-Negão já avisa que “show de rock tem que ter roda, cadê a roda”? E o riff pesado de “Distopia”, o primeiro single do último disco Jardineiros, dá o tom pesado do show.

A vinheta “Marcelo Yuka”, “Quando o instrumento do medo não funciona / A gente adquire um poder inimaginável”, ganha os alto-falantes e introduz a próxima pancada: “Taca Fogo”, ambas também presentes em Jardineiros.

D2 está felizão de tocar em casa e pergunta “hoje não é dia do rock?”, então toma! E tocam “DIG-DIG-DIG (Hempa)”. Na sequência B-Negão rege o coro da multidão: “Jardineiro não é traficante / Jardineiro não é traficante / Ouça o que eu digo, cumpadi / Não compre plante”!

A banda no palco é pesada, além de Nobru Pederneiras, guitarra, Formigão, baixo, Pedrinho, na bateria, DJ, a banda trouxe naipe de metais. E B-Negão, sempre muito falante e ativo com a plateia, avisa que quer ver várias rodas abertas, e vem “100% hardcore”, paulada que não amansa nem com a música incidental, de levada afro, “Deixa a Gira Girá”, do grupo baiano Os Tincoãs.

Como é festival e o tempo urge, tudo acontece muito rápido e D2 e B-Negão aparecem no palco com um baseado inflável gigante cada um e mandam o clássico “Legalize Já”! Tudo está tão descontraído que Bernardo erra a letra, D2 olha pra cara do companheiro, os dois riem e tudo continua como se nada tivesse acontecido, esse é o clima, amizade e descontração.
 
Foto: Adriana Vieira / Rock On Board
 
D2 mais uma vez lembra que o Planet Hemp é do Rio de Janeiro e a banda toca “Zerovinteum”, faixa que abre o segundo disco da banda “Os Cães Ladram Mas a Caravana Não Para”. D2 e B-Negão citam o ex-Planet Hemp Gustavo Black Alien e chega a vez de “Queimando Tudo”. O show é uma grande celebração, são lembrados 30 anos de carreira e o público acompanha empolgado tudo o que vem do palco.

Antes de tocar “Stab”, B-Negão discursa e cospe revolta para todos os lados, fala das queimadas que estão espalhadas e destruindo todo o país, fala dos pastores falsos profetas e por última grita Palestina Livre! Bom citar que, apesar do calor, Bernardo estava até agora vestindo um keffiyeh, lenço típico palestino, enrolado no pescoço. O show mantém um ritmo de som mais ameno com “Contexto”, até que Bernardo de novo reinicia o discurso político e solta que “não quero saber do peão que tá tacando fogo em tudo, quero saber do ‘patriota’ que tá mandando”... “A Culpa É De Quem?”, ele pergunta anunciando a próxima canção.

O tempo vai se esvaindo e D2 e B-Negão chamam ao palco “Nossa amiga Pitty”, e com a cantora baiana a banda toca “Admirável Chip Novo”, do repertório dela – e que a banda regravou para uma edição especial do disco da moça. Ainda com Pitty, uma trinca: “Teto de Vidro”, onde a baiana assumiu o vocal principal e finalizam o show com D2 dizendo que conheceram Pitty na Bahia, quando ela foi abrir um show do Planet Hemp e tocava um cover desta música: “Mantenha o Respeito”. A versão aqui é especial e tem “Máscara”, da Pitty, como música incidental e voltam à música do Planet para encerrar a noite com chave de ouro, sem mais delongas.

Ricardo Cachorrão

Ricardo "Cachorrão", é o velho chato gente boa! Viciado em rock and roll em quase todas as vertentes, não gosta de rádio, nunca assistiu MTV, mas coleciona discos e revistas de rock desde criança. Tem horror a bandas cover, se emociona com aquele disco obscuro do Frank Zappa, se diverte num show do Iron Maiden, mas sente-se bem mesmo num buraco punk da periferia. Já escreveu para Rock Brigade, Kiss FM, Portal Rock Press, Revista Eletrônica do Conservatório Souza Lima e é parte do staff ROCKONBOARD desde o nascimento.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Banner-Mundo-livre-SA