A lendária banda Deep Purple desembarcou no Brasil com sua nova turnê "= 1 More Time" e fez a estreia da sua perna Latino Americana no dia 13 de setembro, em São Paulo, no Espaço Unimed. Os ingleses Ian Gillan (vocal), Roger Glover (baixo), Ian Paice (bateria), Don Airey (teclados) e Simon McBride (guitarra) foram recebidos por uma casa lotada, com público acalourado e ansioso por uma noite histórica. E eles não decepcionaram.
Começando a apresentação com o hino "Highway Star", o grupo já levou o público à locura. Ian Gillan entregou tudo de si, mesmo notando-se o seu claro esforço para tanto. Durante as primeiras canções do setlist, ele estava um pouco mais reservado, contudo, ao longo da apresentação, o músico foi ganhando fôlego e surpreendendo a todos com uma apresentação que seguramente ficará para a história.
O setlist mesclou bem canções clássicas como "When a Blind Man Cries", "Anya" e "Space Truckin'", "Smoke on the Water", "Hush" e "Black Night", com novidades do vigésimo terceiro e último álbum da banda, "=1", lançado agora em 2024. A recepção do público às canções novas ("A Bit on the Side", "Lazy Sod", "Portable Door" e "Bleeding Obvious") foi tamanha que, para alguém mais desinformado sobre a banda, seria imperceptível identificar se tratar de músicas novas, não fossem os comentários de Ian.
Gillan agradeceu bastante o público, arriscando até um obrigado, e, na maioria das músicas, antes de começar a tocá-la, ele contava sobre a história por trás da canção (normalmente dedicando-a a algum conhecido ou a algum grupo de pessoas).
Merece também destaque especial a performance de Don Airey nos teclados. Com direito à dois momentos de solo, Airey esbanjou carisma e mostrou todo o seu talento. O músico ainda se arriscou em canções brasileiras, como "Chega de Saudade", "Aquarela do Brasil" e até o nosso hino nacional!
Outro destaque vai para os incríveis solos de Simon McBride. O guitarrista toca com tamanha leveza e paixão que envolve todos os que o estão assistindo e dá uma pitada extra de emoção ao espetáculo.
Não é possível deixar de mencionar também o talento e carisma das lendas Glover e Paice. Assisti-los nos transporta diretamente para os primórdios da banda e mostra toda a potência que o Deep Purple ainda tem para nos oferecer.
A performance do quinteto na noite de sexta feira foi memorável e, com certeza, ficará marcada para sempre na lembrança de todos os presentes. O grupo segue sua turnê com uma apresentação final no Brasil no palco Sunset do Rock in Rio, no dia 15 de setembro.
Confira abaixo o setlist completo do show:
- Highway Star
- A Bit on the Side
- Hard Lovin' Man
- Into the Fire
- Uncommon Man
- Lazy Sod
- Lazy
- When a Blind Man Cries
- Portable Door
- Anya
- Bleeding Obvious
- Space Truckin'
- Smoke on the Water
- Green Onions
- Hush
- Black Night