sexta-feira, 11 de julho de 2014

Discos: Detonautas Roque Clube (A Saga Continua)

Foto: Divulgação
Detonautas volta com novo disco de inéditas em versão dupla 

DETONAUTAS ROQUE CLUBE
"A Saga Continua"
Coqueiro Verde Records; 2014
Por Gustavo Canine Marques




Particularmente falando, considero um ato corajoso - e cada vez mais raro - quando o artista opta por lançar um disco duplo aqui no Brasil. Porém, se levarmos em conta que o tempo total do álbum é de pouco mais de uma hora, fica evidente que o grupo fez questão de dividir o trampo em duas partes. No caso de A Saga Continua, a jogada funcionou!

A primeira parte deste trabalho traz um rock mais suave, com melodias tocantes ("Hello, Hello") e uma roupagem nostálgica, digna das bandas oitentistas - como a Legião Urbana, na juvenil "Essa Noite". O termo "suave" não significa que aqui seja um conjunto de baladas água com açúcar para inglês dormir - pelo contrário. "Quem é Você", por exemplo, traz uma letra muito bem tramada, que lembra muito a fase áurea do rap Gabriel O Pensador. Destaque também para a versão madura de “Sempre Brilhará”, do mestre Celso Blues Boy

Já o segundo CD traz um rock mais pesado - com direito à distorções clássicas (não-artificiais) e solos de guitarra estonteantes (dos bons e subestimados Phill e Renato). Em "Ever Alone", o Detonautas volta a pisar nos anos 80, só que com pitadas de trash;  "Seja Forte para Lutar" é inspirada nos protestos e flerta com um hard rock dos bons; e "Confronto" fala da necessidade em não recuar na luta.

Há seis anos sem gravar um álbum full, o Detonautas Roque Clube juntou trabalho antigo com coisas novas e retornou com um grande trabalho. Que a saga continue assim por muito tempo!

0 comentários:

Postar um comentário