Discos: Detonautas Roque Clube (A Saga Continua)

Foto: Divulgação
Detonautas volta com novo disco de inéditas em versão dupla 

DETONAUTAS ROQUE CLUBE
"A Saga Continua"
Coqueiro Verde Records; 2014
Por Gustavo Canine Marques




Particularmente falando, considero um ato corajoso - e cada vez mais raro - quando o artista opta por lançar um disco duplo aqui no Brasil. Porém, se levarmos em conta que o tempo total do álbum é de pouco mais de uma hora, fica evidente que o grupo fez questão de dividir o trampo em duas partes. No caso de A Saga Continua, a jogada funcionou!

A primeira parte deste trabalho traz um rock mais suave, com melodias tocantes ("Hello, Hello") e uma roupagem nostálgica, digna das bandas oitentistas - como a Legião Urbana, na juvenil "Essa Noite". O termo "suave" não significa que aqui seja um conjunto de baladas água com açúcar para inglês dormir - pelo contrário. "Quem é Você", por exemplo, traz uma letra muito bem tramada, que lembra muito a fase áurea do rap Gabriel O Pensador. Destaque também para a versão madura de “Sempre Brilhará”, do mestre Celso Blues Boy

Já o segundo CD traz um rock mais pesado - com direito à distorções clássicas (não-artificiais) e solos de guitarra estonteantes (dos bons e subestimados Phill e Renato). Em "Ever Alone", o Detonautas volta a pisar nos anos 80, só que com pitadas de trash;  "Seja Forte para Lutar" é inspirada nos protestos e flerta com um hard rock dos bons; e "Confronto" fala da necessidade em não recuar na luta.

Há seis anos sem gravar um álbum full, o Detonautas Roque Clube juntou trabalho antigo com coisas novas e retornou com um grande trabalho. Que a saga continue assim por muito tempo!

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2