ROCK IN RIO 2013 - MUSE

Foto: Bruno Eduardo
Muse confirma posição de headliner com visual moderno e som vigoroso


Por Bruno Eduardo

O Muse foi a primeira banda a justificar o telão de última geração, que Roberto Medina fez questão de frisar como a “maior novidade do Palco Mundo”. Seguindo uma cartilha já batida por grupos como Nine Inch Nails e U2, a banda liderada por Matt Bellamy mostrou que sabe dosar como poucos, a união entre o rock e os efeitos visuais. Nem tão “cafona” quanto os colegas do 30 Seconds To Mars, o grupo se utilizou de luzes, imagens, e instrumentos iluminados para incrementar a “psicodelia moderninha”, mas sempre acompanhados de um som robusto (tecnicamente falando).  
 
Divulgando seu mais recente álbum, The 2nd Law, coube ao riff pesado de “Supremacy”, a tarefa de abrir o show do Muse, seguida por "Supermassive Blackhole" - do bom disco Black Hole and Revelations, lançado em 2006 – e "Hysteria". Mesmo com um início enérgico, ficou uma leve impressão de que o grupo tenha perdido um pouco a força no decorrer da apresentação. Muito provavelmente pelo passeio da banda por sua fase menos visceral, mais progressiva (se é que podemos chamar assim). 


Vale destacar também, que o som do grupo ganha peso ao vivo - constatado em músicas como “Liquid State”, por exemplo. A banda ainda fez referência ao hino do grupo Rage Against the Machine, “Freedom”, e terminou ao som da épica “Knights of Cydonia”. Mesmo contestado por alguns, o Muse acabou por justificar o posto de headliner com um show de gente grande.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2