Corpos dos Mamonas Assassinas serão exumados após 30 anos do acidente


De acordo com Ancelmo Gois, em sua coluna do O Globo, os corpos dos cinco integrantes do Mamonas Assassinas serão exumados nesta segunda-feira (23). As famílias de Dinho, Bento Hinoto, Samuel Reoli, Júlio Rasec e Sérgio Reoli entraram em acordo para cremar os corpos e transformá-los em adubo para plantar cinco árvores no BioParque Cemitério de Guarulhos, a cidade onde moravam. No próximo dia 02 de março, completa 30 anos do acidente aéreo que vitimou a banda.

Fenômeno popular

Considerado um dos maiores fenômenos da música brasileira, os Mamonas Assassinas tiveram uma carreira meteórica. Mesmo juntos desde o final dos anos 80 sob o nome de Utopia, o grupo conheceu Rick Bonadio, que sugeriu a mudança de nome e a aposta numa sonoridade mais cômica. Em 1995, mudaram para Mamonas Assassinas e lançaram um único disco, produzido por Bonadio, que vendeu mais de 3 milhões de cópias no Brasil e rendeu sucessos como "Vira-Vira" e "Pelados em Santos".
 
 
O acidente e legado

No dia 02 de março e 1996, o grupo voltava de um show em Brasília num jatinho fretado, quando no momento do pouso em Guarulhos, a aeronave fez uma arremetida e acabou se chocando com a Serra da Cantareira - vitimando todos que estavam a bordo. O final trágico de uma carreira de apenas 8 meses, causou uma comoção nacional rara na época, e até hoje rende homenagens e lembranças. 

Três décadas depois, o legado dos Mamonas segue vivo na memória popular brasileira. A decisão das famílias carrega simbolismo e representa uma forma poética de eternizar a história do grupo que marcou gerações com irreverência, talento e uma explosão criativa que mudou o cenário musical dos anos 90.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Banner-Mundo-livre-SA