
Divulgação
Michael Monroe tem um álbum novo a caminho
Seu novo álbum de estúdio se chama Outerstellar e está programado para ser lançado em 20 de fevereiro de 2026, pela Silver Lining Music. Os dois primeiros singles do álbum, "Rockin' Horse" e "Disconnected", já estão nas plataformas de streaming e com videoclipes prontos no YouTube.
O álbum Outerstellar estará disponível em vários formatos, incluindo vinil, CD e digital. Michael Monroe e sua banda também estarão na estrada, numa turnê conjunta no Reino Unido com o Buckcherry, começando em fevereiro de 2026.
A formação da Michael Monroe Band, que toca no novo álbum, conta com um elenco de músicos de primeira linha:
Sami Yaffa no baixo, que tem uma longa e notável história no rock'n'roll, muitas vezes servindo como parceiro rítmico de Michael Monroe (também fez história com New York Dolls e Joan Jett).
Steve Conte, guitarrista e compositor americano com profunda experiência na cena rock de Nova York (também foi guitarrista do New York Dolls e de Willy DeVille).
O guitarrista Rich Jones tem forte experiência em punk e hard rock, enraizada principalmente nas cenas do Reino Unido e Canadá (foi membro dos Black Halos, Ginger Wildheart Band, Amen e Sorry and the Sinatras).
Karl Rockfist na bateria passou pelo Danzig, Chelsea Smiles e Steel Prophet.
Michael Monroe é um multi-instrumentista finlandês que ganhou fama como o carismático frontman, vocalista e saxofonista da influente banda de glam punk Hanoi Rocks entre 1979 e 1985. A banda ganhou atenção internacional por seu estilo extravagante e performances de alta energia, tornando-se uma influência fundamental na cena glam metal e rock principalmente em Los Angeles.
Após o fim do Hanoi Rocks, Monroe continuou numa carreira solo constante, começando com seu álbum de estreia Nights Are So Long em 1987, seguido pelo aclamado Not Fakin' It em 1989. Ele é conhecido por sua presença de palco carismática e sua mistura distinta de influências de hard rock e punk.
Seus últimos 5 álbuns: Sensory Overdrive (2011), Horns And Halos (2013), Blackout States (2015), One Man Gang (2019) e I Live Too Fast to Die Young (2022) mostram como ele nunca deixa sua essência rock and roll desvanecer (todos disponíveis em edições brasileiras).
Michael colaborou com grandes nomes do rock, incluindo tocar gaita e saxofone em "Use Your Illusion I", do Guns N' Roses e cantar no cover dos Dead Boys "Ain't It Fun", no álbum The Spaghetti Incident. Também tem gravações da sua voz em discos com Slash, Lordi e Tarja. Além disso, foi frontman de outras bandas, como Demolition 23 e Jerusalem Slim.
Hanoi Rocks foi altamente influente na cena rock de Hollywood, particularmente no desenvolvimento do movimento glam metal/hair metal dos anos 1980 na Sunset Strip, apesar de nunca ter alcançado um sucesso comercial massivo nos EUA.
Com seu estilo extravagante e andrógino, foram cruciais para estabelecer o modelo visual para as bandas de Hollywood que se seguiram. Bandas como Guns N' Roses, Poison, Ratt e Faster Pussycat são citadas como tendo se inspirado fortemente no visual da banda finlandesa.
Embora o som do Hanoi Rocks fosse geralmente mais cru, inspirado no punk e enraizado no glam rock dos anos 70 (como New York Dolls e Aerosmith) do que o som mais pesado de muitas bandas de metal da Sunset Strip de Los Angeles, sua atitude e mistura de estilos forneceram um modelo fundamental a ser usado e até copiado.
Monroe e seu Hanoi Rocks uniram a ousadia e a atitude do punk com os riffs cativantes do hard rock, atuando como uma ponte crucial entre os dois gêneros. O som e a energia geral ajudaram a definir o rock'n'roll "sujo" e de alta energia que saía da Sunset Strip e que décadas depois foi acolhido na Suécia como glam sleaze.
Membros do Guns N' Roses como Axl Rose, Slash e Izzy Stradlin eram fãs conhecidos, frequentemente comparecendo aos seus raros shows em L.A. Guns N' Roses são bastante responsáveis por promover a banda e até ajudar a lançar o catálogo completo do Hanoi Rocks nos EUA.
Embora tenham se formado na mesma época, o estilo do Mötley Crüe compartilhava uma forte conexão com o Hanoi Rocks. O trágico acidente de carro de 1984 envolvendo seu baterista Razzle e Vince Neil do Mötley Crüe ligou ainda mais as bandas na história do rock.
Coincidentemente o Theatre of Pain, álbum do Crüe lançado após a condenação do Vince pela morte de duas pessoas, incluindo o baterista do Hanoi Rocks, tem um visual completamente colorido e muito parecido ao da banda finlandesa e totalmente diferente ao couro preto e o satanismo do "Shout at The Devil".
Após o acidente, o Hanoi Rocks terminou no meio da conquista dos Estados Unidos ou o sonho americano. A banda estava promovendo "Two Steps From The Move", era tentativa da banda de alcançar um sucesso mainstream nos EUA e no Reino Unido, com uma produção de alto nível ( Bob Ezrin). Infelizmente, foi também o último álbum de estúdio com a formação original da banda, antes da morte de Razzle, que levou ao fim do Hanoi Rocks original.
Após a tragédia, Lemmy Kilmister chegou a oferecer o Motörhead como banda de apoio de Michael Monroe para ajudá-lo a seguir com a carreira solo, uma oferta que Monroe considerou a maior honra. A amizade e respeito continuaram, em 2015 Michael Monroe foi um dos amigos mais próximos de Lemmy a receber uma das balas contendo parte das cinzas após seu falecimento.
Em essência, Hanoi Rocks criou o visual e a atitude que muitas bandas de Hollywood e do mundo adotaram e usaram para alcançar enorme sucesso comercial. Exemplos como Britny Fox, Faster Pussycat, Cinderela, Krokus, Great White, Dogs D' Amour, Tigertailz e Quireboys.
Em excelente forma e com mais vitalidade roqueira aos 63 anos do que muitos jovens, Michael Monroe de 2025/2026 está pronto para dar ao mundo um novo álbum de canções e melodias rítmicas festivas. Quando dizem que o Rock and Roll é só uma fase passageira, temos monumentos vivos como Michael Monroe para provar o contrário. Etarismo e preconceito não têm vez quando o roqueiro finlandês lança seus trabalhos, que sempre superam as expectativas. Outerstellar chega para mostrar que o Rock and Roll de Michael Monroe é uma máquina de vitalidade, um desfibrilador hard rock com respirador punk incorporado.
Veja o clipe de "Disconnected" agora:
Tags
Michael Monroe
