O Gamboa in Blues 2025 celebra sua 6ª edição com mais de 30 shows durante todo o mês de agosto no Mississippi Delta Blues Bar RJ e no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), que sediará o encerramento. Os shows estão acontecendo desde a primeira semana do mês de agosto festejando o famoso clube de Blues na região portuária do Rio de Janeiro.
O Mississippi Delta Blues Bar é um bar temático localizado na Gamboa, no Rio de Janeiro. A casa é uma extensão do tradicional Mississippi Delta Blues Festival, que acontece há mais de 16 anos em Caxias do Sul (RS). O bar foi inaugurado em agosto de 2017, em um casarão centenário de 1820, com o objetivo de criar um espaço dedicado exclusivamente ao blues na cidade, algo que ainda não existia.
O local foi fundado por Toyo Bagoso e Babi Souza e é conhecido pela sua decoração inspirada nos bares de blues de Chicago, com um cardápio que inclui pratos e drinques temáticos, além de um sistema de som de alta qualidade. O bar fica na região da "Pequena África", um local de grande importância histórica e cultural para a herança afro-brasileira, o que se alinha com a essência do blues, que tem suas raízes na cultura negra.
Além dos shows diários de blues, jazz e outros gêneros, o Mississippi se tornou um ponto de encontro para artistas renomados, tanto nacionais quanto internacionais. O bar também sedia eventos importantes como o festival Gamboa in Blues, que atrai músicos e fãs de música de todo o Brasil e do mundo.
Programação:
- 19 de agosto: Clube do Blues RJ (com Morris Slim) convida Rodica
- 20 de agosto: Festa Soul com DJ Nando
- 21 de agosto: Big Band Lapa's Jazz
- 22 de agosto: Trashed Pandas
- 23 de agosto: Belzeblues & Daroz Trio
- 26 de agosto: Clube do Blues RJ (com Morris Slim) convida Sonja
- 28 de agosto: Sergio Diab Stratoman
- 29 de agosto: Jes Condado convida Plinio Blues
- 30 de agosto: MS Bday #8: Alamo Leal & The Lucky Dice + Al Pratt convidam Luiza Casé
- 31 de agosto (Encerramento): Beat Shaver Blues, Mokambo e Clube do Blues RJ (com Morris Slim) convidam Marco Lacerda, Marcus Kenyatta e Charles Zanol no MUHCAB.
O encerramento da 6ª edição do festival Gamboa in Blues será no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), no dia 31 de agosto de 2025 e contará com as apresentações de Mokambo, Beat Shaver Blues e Clube do Blues RJ.
Sobre a Mokambo
A banda carioca Mokambo se destaca na cena musical com uma sonoridade que mistura blues, folk, rock e pop. O grupo se formou em 2019 e suas músicas abordam temas do cotidiano, como relacionamentos, questões sociais, críticas e sentimentos universais. O nome da banda tem um significado especial: "Mokambo" é uma palavra de origem africana que remete a "quilombo" ou "refúgio na mata para os negros escravizados". Essa escolha de nome reflete a forte raiz negra que corre nas veias do grupo e de sua música.
A banda lançou seu EP de estreia, "Sobrevida", em 2022, com canções compostas durante a pandemia. O trabalho é uma fusão de gêneros e resgata a estética do pop rock do final dos anos 90, e inclui a faixa "Blues brasileiro", uma homenagem ao gênero e aos "trovadores nacionais". Em 2024, a Mokambo lançou seu primeiro álbum completo, "Tudo Que Há de Mais Bonito", que conta com a participação especial de João Fera, tecladista dos Paralamas do Sucesso. O álbum apresenta guitarras bem tocadas, harmonias com muito feeling e um som convidativo [leia a resenha do disco AQUI].
Para divulgar o trabalho a Mokambo gravou o videoclipe de "Cores Pra Você (Hey Baby)". Além disso, há um registro ao vivo da música "Nada dá Certo", gravado no show de lançamento da turnê, que aconteceu no Teatro Cesgranrio.
Tags
Mokambo