Pink Floyd relança nos cinemas a apresentação clássica em Pompeii

 
“Pink Floyd at Pompeii – MCMLXXII”, o filme inovador de 1972 realizado por Adrian Maben, retorna aos cinemas na primavera de 2025. A Trafalgar Releasing e a Sony Music Vision vão lançar o filme concerto em cinemas selecionados e IMAX em todo o mundo a partir de 24 de abril e os ingressos estarão à venda a partir de 5 de março aqui. Remasterizado digitalmente em 4K a partir das imagens originais de 35 mm, com áudio melhorado e mixado por Steven Wilson, o aguardado lançamento apresentará nos cinemas a versão definitiva deste filme pioneiro.

“Pink Floyd at Pompeii – MCMLXXII” será acompanhado pelo álbum ao vivo, que será lançado pela Legacy Recordings - a divisão de catálogos da Sony Music em áudio digital - e, pela primeira vez, em Dolby Atmos, a partir de 2 de maio. Apresentando um primeiro olhar sobre as deslumbrantes filmagens e sobre o áudio recém-restaurado, o videoclipe da performance de 'Echoes' em Pompeii já está disponível.

“Pink Floyd At Pompeii” foi gravado anteriormente a “The Dark Side Of The Moon”. O filme documenta o que fazia a banda Pink Floyd antes de se tornar gigante nos rankings de vendas de álbuns em ambos os lados do Atlântico - onde a sua música continua a ser celebrada até os dias de hoje. Gravado nas ruínas assombrosamente belas do antigo anfiteatro romano em Pompeia, Itália, este filme único e envolvente capta o Pink Floyd em um concerto íntimo, sem público. Filmado em outubro de 1971, o espetáculo marcou o primeiro concerto ao vivo realizado em Pompeia e inclui as vitais “Echoes”, “A Saucerful of Secrets” e “One of These Days”. As imagens de tirarem o fôlego do anfiteatro, captadas tanto de dia como de noite, amplificam a magia da atuação. Para além disso, o filme inclui imagens raras dos bastidores do início do trabalho da banda em “The Dark Side of the Moon”, nos Abbey Road Studios. Nick Mason afirmou que “´Pink Floyd: Live At Pompeii´ é um documento raro e único da banda  atuando ao vivo no período anterior a ´The Dark Side Of The Moon´”.

O filme foi meticulosamente restaurado à mão, fotograma a fotograma, a partir do negativo original de 35mm - descoberto em cinco latas com rótulos duvidosos nos arquivos do Pink Floyd. Esta descoberta importante desenterrou o mesmo filme que passou pelas câmaras durante aqueles dias no meio das ruínas de Pompeia, há mais de 50 anos.

Liderada por Lana Topham, diretora de restauração do Pink Floyd, a missão da equipe era preservar a integridade e a beleza da imagem original. O filme foi digitalizado em 4K usando técnicas avançadas para garantir os detalhes mais finos e nítidos. As cores foram aprimoradas e cada quadro foi meticulosamente revisado e reparado, mantendo uma aparência natural e vívida, com ajustes mínimos de granulação.

“Desde 1994, tenho procurado as elusivas imagens do filme ´Pink Floyd At Pompeii´, portanto, a recente descoberta do negativo original de 1972, cortado em 35 mm, foi um momento muito especial. A versão recém-restaurada apresenta o primeiro corte completo de 90 minutos, combinando a edição original de 60 minutos da apresentação com os segmentos adicionais do documentário do Abbey Road Studios, filmados logo depois”, disse Lana Topham, diretora de restauração do Pink Floyd.

O filme também apresenta uma qualidade de som impressionante com uma nova mixagem para cinema e televisão feita por Steven Wilson em 5.1 e Dolby Atmos que aprimora a profundidade e a clareza do filme, preservando a autenticidade e o espírito do lançamento original de 1972. O objetivo de Wilson era permanecer fiel ao som da banda naqueles dias de calor escaldante em 1971. 

Wilson acrescentou: “Desde quando meu pai me fez uma lavagem cerebral quando eu era criança, tocando ´The Dark Side of the Moon´ repetidamente, o Pink Floyd tem sido minha banda favorita. Eles são meus Beatles, profundamente enraizados em meu DNA musical. Vi ´Pompeii´ pela primeira vez em uma cópia granulada em um cinema local. O filme causou uma impressão incrível em mim com o seu rock exploratório e sem amarras, feito por quatro músicos que pareciam sintetizar a noção de intelectual descolado. Foi uma honra remixar a trilha sonora para acompanhar a incrível restauração do filme, feita por Lana Topham, que parece que poderia ter sido filmado ontem”.

O lançamento do álbum “Pink Floyd at Pompeii – MCMLXXII” verá a performance apresentada como um registro ao vivo completo pela primeira vez. A versão de 2025 remixada por Steven Wilson estará disponível em Digital Audio/Dolby Atmos a partir de 2 de maio.

“Pink Floyd at Pompeii – MCMLXXII” é apresentado pela RM Productions e dirigido por Adrian Maben. A produção executiva é de Reiner Moritz e Michelle Arnaud. A Sony Music Vision é a distribuidora. Os ingressos estarão à venda a partir de quarta-feira, 5 de março, às 6h PT / 9h ET / 14h GMT em www.pinkfloyd.film. Visite o site para obter mais informações e detalhes sobre a venda de ingressos para cinemas IMAX® e em formato padrão.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

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