Primeiro álbum solo de Dave Lombardo é um imperdível masterclass de bateria

 
Dave Lombardo, um dos maiores bateristas de todos os tempos, e que ficou conhecido mundialmente por fazer parte da formação áurea do Slayer, acaba de lançar o seu primeiro álbum solo: Rites Of Percussion. O disco está sendo lançado pela Ipecac, selo de Mike Patton, seu companheiro em projetos como Fantômas, Dead Cross e Mr. Bungle (todos da mesma gravadora).

Por ser um trabalho solo, o disco reúne um conjunto de composições incluindo apenas bateria, percussão e um órgão que faz base em várias faixas. Para os fãs de bateria e para os amantes dos solos de bateristas nos shows, Rites Of Percussion é um prato cheio. Já aqueles que passam longe desse tipo de apresentação, talvez devam evitar esses pouco mais de 30 minutos de momento individual do fantástico Dave Lombardo.

Em Rites Of Percussion baterista aplica uma quantidade exuberante de técnicas e variedades entre a bateria e elementos de percussão, que pode ser conferido na primeira faixa de trabalho, "Journey Of The Host". Mostra também o incrível domínio dos pedais de bumbo que o marcaram no Slayer, como em "Separation From The Sacred". Tem também vários exemplos que evidenciam a capacidade da bateria ser um um elemento de composição inicial para canções dramáticas, principalmente em "Warpath". Em suma, é um disco que traz a criatividade como ponto principal em contraponto ao virtuosismo convencional dos grandes instrumentistas.

Para quem não sabe, Dave Lombardo aplica seus cursos de bateria no mundo inteiro. Inclusive, há alguns anos, ele falou ao Rock On Board sobre seus workshows no Brasil. E tendo esse público em vista, o seu primeiro trabalho solo, pode ser considerado um "masterclass" de primeiro nível para os amantes da bateria, e até mesmo para os bateristas iniciantes.
 

Gostou do texto? Que tal apoiar o Rock On Board e ajudar ainda mais o nosso trabalho? CLIQUE AQUI

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2