Morre Jeff Beck, um dos maiores guitarristas de todos os tempos

 
Jeff Beck, icônico guitarrista que tocou com os Yardbirds, morreu aos 78 anos de idade. A notícia foi confirmada pelos seus representantes. Beck morreu na última terça-feira (10) após "contrair repentinamente meningite bacteriana", confirmou a assessoria do músico. "Sua família pede privacidade enquanto processa essa perda tremenda", acrescentaram.

Frequentemente descrito como um dos maiores guitarristas de todos os tempos, Beck foi um dos pioneiros no jazz-rock, e abriu caminho para subgêneros mais pesados, como rock psicodélico e o heavy metal. Oito vezes vencedor do Grammy, o guitarrista foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll tanto como artista solo quanto como membro dos Yardbirds.

O guitarrista do Black Sabbath, Tony Iommi, lamentou nas redes sociais: "Jeff era uma pessoa tão legal e um excelente guitarrista, icônico e genial - nunca haverá outro Jeff Beck. Sua forma de tocar era muito especial e distintamente brilhante! Ele fará falta", escreveu ele no Twitter.

Yarbirds e sua carreira solo brilhante

Jeff Beck esteve no Yarbirds em meados dos anos sessenta. Indicado por Jimmy Page (Led Zeppelin), ele fez o seu primeiro show com a banda após a saída de outra lenda da guitarra: Eric Clapton. Beck ficou no grupo até 1966, e dali partiu para carreira solo. Em 1968, lançou Truth, seu primeiro álbum próprio, que muitos consideram uma influência explícita para o que viria ser o heavy metal. Numa rica discografia, a trilogia setentista Blow By Blow (1975), Wired (1976) e There & Back (1980) aparece como o seu ápice criativo. No entanto, o ótimo Jeff's Beck Guitar Shop (1989) apresentou o guitarrista a uma nova geração de fãs, vencendo o Grammy de 1990 por melhor performance instrumental e figurando nas paradas da Billboard por figurar na trilha sonora do filme Gremlins.

O último disco de Jeff Beck foi lançado no ano passado e traz releituras de outros artistas - e conta com a colaboração de Johnny Depp.
 

Gostou do texto? Que tal apoiar o Rock On Board e ajudar ainda mais o nosso trabalho? CLIQUE AQUI

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2