New Order transforma Espaço das Américas em enorme pista de dança

New Order homenageia Joy Division em SP [Foto: Midiorama]
Por Silvia Briani

Os fãs de Joy Division e New Order podem se considerar agraciados pelo ano de 2018. No último mês o ex-baixista Peter Hook, que deixou o New Order em 2007, se apresentou em São Paulo trazendo clássicos das duas bandas, onde alguns entenderam o show como "cover", outros comentavam "mas não é o New Order". Para essas pessoas se pôde dizer que "seus problemas acabaram".

Pouco mais de 1 mês depois desse dia 10 de outubro, a banda New Order se apresentou em São Paulo, fazendo do Espaço das Américas o que quase se poderia chamar de "Aperto das Américas", já que o lugar esteve absolutamente lotado para a apresentação da banda inglesa, em plena quarta feira na cidade cinza.

O show começou com pontualidade britânica ao som de "Singularity", faixa do último álbum da banda, gravado em 2015, e que marca uma nova era, por ser o primeiro após a saída de Hook. Quem achou que o show começaria frio pelas músicas mais desconhecidas do público, estava enganado. Na sequência dois super clássicos do primeiro álbum do New Order, "Age of Consent" e "Ultraviolence". Um rápido pulo para 2015 novamente e  "Academic" faz a galera se aquecer na pista.

Bernard Summer dança e canta com a mesma voz de sempre, nesse quesito o tempo parece não ter passado. Apesar do pouco papo e muita música, Summer comenta que é a sexta vez que estão em São Paulo, que curtem muito estar aqui, apesar do trânsito "sucks", com toda a razão diga-se de passagem. Segue a noite.

Depois novo retorno aos primórdios, a bela "Your Silent Face"  vem mostrar que a noite seria um grande passeio pelos 38 anos de trajetória dos ingleses como New Order.

Stephen Morris começa então a linda "Decades", música do Joy Division, ao mesmo tempo em que o telão exibe imagens de Ian Curtis, e os fãs mais antigos suspiram e cantam junto. O contraste do antigo e novo continua, e mais duas do último álbum são apresentadas para aqueles fãs mais antigos que deram uma parada na linha do tempo do New Order: "Superheated" e "Tutti Frutti", essa última absolutamente disco dance. Hora de buscar umas cervejinhas e curtir a balada...

Eis que chega o momento dos clássicos e o teclado introduz à linda melodia de "Subculture" do album  Low Life, e o público vai à loucura. O delicioso baladão anos 80 continua com o super clássico "Bizarre Love Triangle" de 1986. Technique finalmente é lembrado com a chegada de "Vanishing Point" seguida de "Wainting for the Sirens Call", faixa que dá título ao álbum de 2005. O Espaço das Américas virou uma enorme pista de dança.

O público era o mais eclético possível, desde o Rock'n'Roll, ao clubber, passando pelos mais velhos, jovens, rastafari. Impressionante como essa ótima mistura de som eletrônico e rock feito por esses ingleses agradam a tanta gente diferente!

Mais uma música do novo álbum, "Plastic", e na sequência mais uma explosão em forma de gritos ao som dos classicaços "The Perfect Kiss", "True Faith", "Blue Monday" e "Temptation", encerrando a primeira parte do show. Eu acho que teve abalo sísmico na Barra Funda em São Paulo...Bernard Summer interagindo e chamando as palmas, em alguns momentos chegou a dividir o teclado com a Gillian Gilbert, momento em que ela consegue esboçar um pseudo sorriso, deixando um pouco a concentração de lado.

Público em êxtase, alguns se perguntando se eles não tocariam mais "Joy Division", outros esperando por muitos outros clássicos deixados na fila de espera. O Bis traria a resposta?

Sim, Bis lindo, todo Joy Division: "Disorder", "Atmosphere" com mais imagens do falecido Ian Curtis no telão, público arrepiado, e não poderia ter mais belo encerramento do que "Love Will Tear Us Apart" enquanto o telão exibia a frase dizendo "Nós sempre seremos Joy Division".

Uma bela noite para pegar aquele trânsito "sucks" na saída, mas aproveitar o engarrafamento e relembrar tempos muito bons!!

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2