Biografia do Planet Hemp vai trazer muitas aventuras e depoimentos emocionantes, garante autor

Planet Hemp vai ter história contada em livro [Foto: Bruno Eduardo]
Por Bruno Eduardo

O Planet Hemp, uma das mais influentes bandas da historia do rock nacional, comemora 25 anos de estrada com muitos capítulos importantes para a formação da cultura pop dos anos noventa. Formado em 1993 no Rio de Janeiro, o grupo chamou logo a atenção por abordar temas polêmicos, como violência policial, abuso de poder, e, principalmente, por terem sido os primeiros no Brasil a falar abertamente sobre a legalização da maconha. Para contar essa história, repleta de curiosidades, está saindo a biografia "Mantenha o Respeito", de autoria do jornalista e escritor, Pedro De Luna. O Rock On Board aproveitou o show do Planet Hemp na Fundição Progresso para bater um papo com o autor do livro e saber mais detalhes da obra.

"Não podemos falar que eles são monotemáticos, ou só falam de legalização, mas por terem sido os primeiros a tocar no tema diretamente, sem metáforas, isso acabou deixando-os como a maior influência sobre a causa no Brasil", afirmou Pedro de Luna, especialista na cena rock noventista e que acompanha a banda desde sua formação. Por isso mesmo, a ideia de fazer uma biografia sobre o Planet Hemp foi algo natural e instigante. "O Planet Hemp sempre esteve presente de alguma forma nas minhas biografias, e com o atual momento que vivemos, achei que eles representariam bem esse arauto à liberdade de expressão", acredita De Luna. 

A maior constatação da relevância do grupo fica na imagem de uma Fundição Progresso abarrotada em noite de ingressos esgotados. O fato, é que uma boa parte do público que está ali cantando músicas como "Dig Dig Dig" e "Queimando Tudo", não sabe que o grupo passou por poucas e boas para garantir esse direito aos seus fãs - a banda chegou a passar noites na cadeia, inclusive. Exatamente por isso, a biografia é tão necessária nos dias de hoje. "Eu tentei quebrar o livro em várias histórias. E posso afirmar que é um livro repleto de aventuras, de perrengues, de fuga de polícia... Acredito que as pessoas vão consumir a biografia muito rapidamente", disse Pedro, que demonstra ansiedade em ver o livro nas lojas o quanto antes.  "Mantenha o Respeito" chegará aos fãs como a biografia definitiva do Planet Hemp, com 500 páginas e quase 80 fotos [já está em pré-venda AQUI].

E o que a banda achou do resultado final? "Eles não leram ainda", afirmou o autor, que para escrever "Mantenha o Respeito", entrevistou todos os integrantes do grupo e outros tantos envolvidos na história da banda, como jornalistas, produtores, amigos e músicos de outras bandas. E destaca em particular, uma declaração de Seu Jorge: "Seu Jorge deu uma declaração emocionante dizendo que o Marcelo D2 tirou ele do fundo do poço, quando o convidou para tocar percussão com o Planet Hemp, e que a partir dali, as portas se abriram para ele". [Assista abaixo a entrevista na íntegra em vídeo, com imagens do show do Planet Hemp no palco e camarim da Fundição Progresso].

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2