No Dia Mundial do Rock, que tal assistir clipes de bandas brasileiras de ROCK?

No Brasil, bandas de rock lançam clipes quase todos os dias [ Foto: The Baggios] 
Por Bruno Eduardo

No dia mundial do rock, há quem não goste de comemorar. Há quem goste de faturar e há quem não dê a mínima para isso. Pouco importa. Afinal, dia do rock é todo dia, não é verdade? Deveria ser. Para quem gosta de rock, pelo menos. Mas em tempos estranhos, onde você vê roqueiros enfatizando lançamentos de clipes de outros gêneros musicais, que eles mesmos dizem odiar, você liga o sinal de alerta e chega a conclusão de que ninguém sabe realmente o que está dizendo. Afinal, onde está esse "dia de rock é todo dia?" 

Numa época de bandeiras levantadas e defensores ferrenhos de seus territórios ideológicos, basta você lançar qualquer produto "polêmico" para causar, que a chance da famosa "viralização" aumenta consideravelmente. E aí, não importa a música, não importa quem é o artista e muito menos qual o gênero musical que ele representa. O cinismo e o oportunismo sempre foram a chave do mercado, e embora ninguém nunca tenha assumido isso publicamente, há muito "roqueiro" hoje pagando do que eles chamam de "modinha". E isso não seria problema se eles pelo menos soubessem o que anda acontecendo debaixo dos seus próprios pés ou lutassem de verdade pela valorização do que eles dizem acreditar. 

Então, HOJE, no dia mundial do rock, viemos aqui numa tentativa de valorizar o gênero e mostrar algumas bandas legais de ROCK no BRASIL, que mereciam o mesmo buzz nas redes sociais com seus clipes. Fiquem à vontade para colocar nos comentários outros clipes de bandas lançadas neste ano, para aumentar ainda mais o nosso catálogo do dia mundial do rock e fazer isso ganhar mais coro. Vamos porque hoje é MAIS um dia de rock. Rock On!

AUTORAMAS - "Stressed Out"

O Autoramas está lançando em breve o seu novo álbum “Libido”, que sairá pelo selo Hearts Bleed Blue (HBB) em parceria com a gravadora alemã Soundflat Records. “Stressed Out” é uma das faixas desse novo trabalho. De acordo com vocalista e guitarrista Gabriel Thomaz, a canção fala de “um cara muito sem paciência, que está aprendendo a lidar num mundo de pessoas que se acham super zen”. O baixista Jairo Fajer acredita que “Stressed Out” tenha um clima gostoso para shows e pistas de dança. “A música tem tudo o que os Autoramas oferecem em todo o disco, timbres ardidos, riffs marcantes, refrão que fica na cabeça e a libido lá no alto”. A inspiração para o videoclipe, animado por Leandro Franco, veio das publicações não profissionais. “A ideia era fazer uma animação em cima da estética (ou falta de) dos fanzines: xerox, recortes, retículas, P&B. O ritmo da animação tem tudo a ver com a batida dançante da música”, afirma Gabriel.

THE BAGGIOS - "Saruê"

Não é de hoje que falamos aqui dos sergipanos do The Baggios e enchemos a bola desses caras. Os rapazes chegaram ao ápice com o lançamento de seu último disco full de inéditas, e além de marcar presença nos principais festivais do circuito brasileiro, vieram também algumas excursões fora do país. O bom trabalho resultou a indicação ao GRAMMY latino de melhor disco com o já citado e indispensável Brutown, que possui essa canção do vídeoclipe, que tem a participação mais do que especial de Jorge Du Peixe, da fantástica Nação Zumbi, que dispensa comentários.

SHIRON THE IRON - "Ain't No Man Or Woman To Take My Soul Down"

"Ain’t No Man Or Woman to Take My Soul Down" é o perfeito cartão de visitas para o público conhecer o ótimo Shiron The Iron, uma banda que acredita levar ao extremo o conceito de arte própria. Embalada numa estética vintage noventista, a música e o videoclipe trazem referências do cotidiano ordinário no interior de Minas Gerais, com cenas do duo tocando na mesma garagem e no jardim onde ensaiam, junto a filmagens amadoras produzidas tanto por eles como por amigos e mais takes que vão do surreal à escatologia. Em uma virada da música, tem até mesmo uma rasteira moda de viola.

TRAMPA - "Guerra"

“Advertência: Qualquer semelhança com a realidade não é mera coincidência. Alto teor de pornografia, cara de pau e violência gratuita”. É dessa forma que a banda Trampa começa o ótimo videoclipe de "Guerra", canção que traz alto teor político - assunto sempre bem vindo no rock nacional. O clipe nada mais é que uma simulação muito bem sacada da "nossa" propaganda eleitoral gratuita, com críticas diretas a alguns candidatos específicos. A música está presente no disco Viva La Evolucion, lançado em 2016, no entanto, o clipe saiu apenas agora e contou com as atuações dos atores Marcel Papa (o Fora), Arthur Brenner (o Porco), Eduardo Nunes (o deputado federal O Mito) e Danilo Andrade (que faz menino em situação de rua). 

BLACK LINES - The True South American Badass Rock 'n Roll

Formada em 2014 com forte influência de bandas como Black Sabbath, Alice in Chains e Kyuss, a Black Lines é mais uma boa banda de stoner rock brasileira da cena goiana. O quarteto marcou presença em alguns dos principais festivais nacionais como o Goiânia Noise Festival e o Festival Pontapé. Este ano, eles vieram com seu primeiro videoclipe, "The True South American Badass Rock 'n Roll", que está presente no EP Witches’ Dance, disponível nas principais plataformas de streaming. Para quem curte um som guiado por riffs de guitarra, com influências do hard e stoner rock, precisa conferir logo esse som dos caras.

RIVIERA - "Temporário"

Nome forte na cena independente mineira, a Riviera inaugura nova fase com o clipe “Temporário”. A faixa antecipa o clima do próximo álbum da banda e apresenta uma sonoridade mais madura, mas mantendo a base que chamou atenção do público: o peso do som, a honestidade e a verdade presente nos versos. A música acaba de ganhar um clipe que reflete essa intensidade. Em “Temporário”, a letra fala da luta do vocalista e guitarrista Vinícius Coimbra com a depressão e do pensamento de que isso seria uma fase. Na faixa, a banda une isso com a temporalidade da própria existência humana.“Temporário” estará no disco Aquário, produzido por Vinícius Coimbra e Riviera e que discute as angústias contemporâneas que afetam os mundos internos e externos de cada um. O álbum será lançado ainda este mês.

MOLLOTOV ATTACK - "Escolha"

O Mollotov Atack é uma banda de hardcore/punk formada em 2005 em São Bernardo do Campo/SP, que tenta trazer a influência da cultuada cena punk do ABC paulista. "Escolha" é mais uma que segue o roteiro de letras que colocam em cheque a estrutura social, com mensagens de protesto, resistência e incentivo. Com 13 anos de estrada, a banda já dividiu os palcos com importantes nomes da cena independente nacional como Agrotóxico, Cólera, DZK, Rotten Flies, Gritando HC, Lobotomia, Olho Seco, Ratos de porão, Periferia SA, Bandanos, Grinders, Forka, Paura, Test, Fogo Cruzado entre tantas outras, além das internacionais Muerte lenta (ARG), Riistetyt, Lama e Terveet Kadet (FIN), Overloaded (República Tcheca), Social Crisis (CHI), Killbite (ALE), Simbiose (POR), etc.

WRY - "Under Your Skin"

A banda WRY lançou em todas as plataformas digitais “Under Your Skin”, o terceiro single pela gravadora Deck. Em inglês, eles cantam sobre o equilíbrio e a insegurança da vida a dois. O videoclipe, disponível no YouTube, tem participação de Simone Nolé e foi dirigido, roteirizado e produzido por João Antunes e Fabiana Santa da Beat Arte e Filmes. As filmagens, em sua grande maioria, foram feitas no MACS - Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (SP). Esse é o terceiro vídeo do que a banda chama de ‘Trilogia da Cama’, já que a mesma, comprada de segunda-mão, foi usada pelos roteiristas dos demais clipes. A conexão está na ideia de sonho, presente de alguma forma em uma parte do contexto de cada single.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2