Coldplay encanta Maracanã com show multicolorido e alto astral

Foto: Adriana Vieira
Coldplay mostra fase colorida e alto astral no Maracanã
Por Bruno Eduardo

Cerca de 66 mil pessoas foram ao estádio do Maracanã para conferir a espetaculosa - e visualmente obcecante - "A Head Full Of a Dreams", nova turnê do Coldplay. Mesmo que o repertório passe longe da perfeição, a banda atinge o seu objetivo ao garantir um número totalmente 'para cima', apoiado em um formato multicolorido e cheio de efeitos pirotécnicos. Entre tantos atrativos visuais, o de maior destaque ficou com o público, que ajudou a enfeitar o anel do Maracanã ao utilizar pulseiras que brilhavam e mudavam de cor a cada canção.

O repertório foi baseado em seu último disco, o irregular A Head Full Of A Dreams, com sete canções no total. Dessas, a mais conhecida e cantada pelos fãs foi "Magic", veiculada à exaustão pelas rádios brasileiras. No entanto, a banda botou o público para cantar forte logo no início com "Yellow" (com direito a balões amarelos) e "Every Teardrop Is A Waterfall", que causou a primeira chuva de papéis picados da noite. Com um show dividido em módulos, o grupo parece ter colocado mais força em sua primeira parte, que ainda teve "The Scientist" (do consagrado A Rush Of Blood To The Head) e uma das preferidas da nova geração de fãs, "Paradise". Já em um palco secundário, localizado no fim da passarela que dividia a pista Premium, o grupo apresentou mais três canções, incluindo a "novidade" da turnê: "Princess Of China", com direito a uma participação virtual de Rihanna.
Foto: Adriana Vieira
Carismático, Chris Martin distribuiu sorrisos e bom humor aos fãs
"Que alegria estar no Rio, essa cidade maravilhosa", disse Chris Martin, que tentou interagir com o público várias vezes. Dos quatro, ele é também o que mais se entrega aos fãs. Ao ter sua sua voz abafada nos primeiros versos de "Clocks" por um Maracanã completamente lotado, ele ri orgulhoso e quase perde a concentração. Em "Hymn For The Weekend", outra participação virtual, agora com Beyoncé. Entre um sucesso menos cultuado ("Fix You") e uma arrasa quarteirão ("Viva La Vida"), coube ainda a homenagem ao camaleão David Bowie em "Heroes", desconhecida por quase todos os presentes. Já "Adventure Of A Lifetime", reproduziu de forma fiel a nova fase do grupo e transformou o estádio do Maracanã na maior discoteca do mundo.

Para quem não conseguiu pagar mais caro e ficar na pista VIP, um terceiro palco, colocado próximo a uma arquibancada mais distante, fez a alegria de alguns fãs, que também puderam conferir de perto outra novidade da turnê: a música "Parachutes" - que não era tocada desde 2011. No telão, fãs anunciaram a próxima música: "A Message" - que foi escolhida pelo público em uma enquete promovida pela banda nas redes sociais (Instagram).
Foto: Adriana Vieira
Chris brinca com a bandeira do Brasil e declara amor ao país
O grupo voltou ao palco principal com balada "Amazing Day", mais uma de seu último disco, e criou um clima de romance em "A Sky Full of Stars", repetindo o feito visto em São Paulo, com três casais chamados ao palco para pedidos de casamento e um abraço coletivo com o cantor. "Muito bem", comemorou Chris Martin, antes de mais uma - quase interminável - chuva de papéis picados. A única coisa que não estava no roteiro, foi a invasão de um fã em "Up&Up", rapidamente agarrado pelos seguranças. "Sejam legais, por favor", repetia Chris. 

De forma gentil (como de costume), o frontman agradeceu o público beijando o chão do palco e prometeu voltar. Lentamente, os fãs foram deixando o estádio, e o coro de "ô-ô-ôô", do refrão chiclete de "Viva La Vida", trouxe de volta alma ao anel do Maracanã - tão acostumado com cores e cantorias.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2