DAVE MATTHEWS BAND - Summer Break Festival

Foto: Bruno Eduardo
Dave Matthews no melhor show do Summer Break Festival


Por Bruno Eduardo

O palco do Citibank Hall (RJ) ficou pequeno para a Dave Matthews Band. Esse não foi apenas o melhor show do Summer Break Festival, como também o mais longo (quase três horas de duração) e com o maior número de integrantes – ao todo, oito músicos subiram no palco.  Com mais de duas décadas de estrada, essa é a quarta vez que o grupo se apresenta no Brasil. Embora o show faça parte da turnê de divulgação de Away from the World, o grupo ignorou seu álbum mais recente e concentrou repertório em discos mais populares como Crash (lançado em 1996) - do disco citado, eles executaram cinco canções, incluindo “#41” e “Too Much”.

A Dave Matthews é conhecida por sua incrível capacidade em representar diversas transformações musicais em suas performances ao vivo. Mesmo assim, o show apresentado no Rio soou como uma espécie de transgressão sonora irreparável e digna para qualquer amante da boa música. O início jazzístico da apresentação - em uma reduzida versão de “Seek Up” - serviu como aquecimento para uma série de grandes momentos individuais. 

Diante de tantos músicos excepcionais, brilharam as estrelas do violinista Boyd Tinsley e do baterista Carter Beauford. Mais resignado que seus companheiros, Dave Matthews manteve-se firme com seu violão, arriscando até alguns solos vocais exóticos. O show contou também com a participação especial do flautista brasileiro Carlos Malta nas músicas “Jimi Thing” e “Typical Situation” – lançadas no primeiro disco do grupo Under the Table and Dreaming (1994). Em momento raro, Dave trocou a sutileza do violão pela guitarra elétrica – no rock de “Why I Am”. 

Com a certeza de ter assistido um dos melhores shows do ano, o público deixou a casa ao som de “All Along The Watchtower” - versão particular para um clássico dos anos sessenta, de Bob Dylan. A fama de banda que mais vendeu ingressos de shows no mundo nesta última década não é a toa. Sendo assim, esta quarta passagem pelo Brasil serviu para reafirmar o óbvio, e garantir o status de show imperdível. 



[Matéria publicada originalmente por Bruno Eduardo no Portal Rock Press]

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2