DISCOS: Cage The Elephant (Melophobia)

Foto: Divulgação
CAGE THE ELEPHANT
Melophobia
RCA; 2013
Por Bruno Eduardo


A ramificação dos anos noventa. Nos dois primeiros discos, o Cage The Elephant soube conceber com muita perspicácia, um rock garageiro cheio de transpiração grunge. Certa sonoridade, somada a presença de palco juvenil do quinteto, causou frisson na molecada – comprovado aqui no Brasil com uma apresentação enérgica no Lollapalooza 2012. Em seu terceiro disco, Melophobia, o grupo de Kentucky se desgarra das ‘guitarradas’ e entra de vez em uma colcha de retalhos sonora, que beira a algo já utilizado nos mesmos anos noventa por grupos como Blur, por exemplo.

Em Melophobia, o Cage The Elephant trabalha em território cheio de excentricidades. Contando agora com a inclusão de novos instrumentos (principalmente pianos e metais), eles abusam de ruídos e sonoridades curiosas – às vezes lembram Flaming Lips, em sua fase mais pop. E assim como Wayne Coyne, Matt Schultz também parece ter sido contaminado por essa insanidade contextual – fato constatado em músicas como “Hypocrite”, ou no refrão distorcido do primeiro single “Come Little Closer”. 

Se em Thank You, Happy Birthday (lançado em 2010), o Cage The Elephant chegou a ser comparado com Pixies, seu novo rebento, Melophobia, desmente todas as referências [principalmente no que diz respeito ao grunge]. Hoje, o grupo se tranca em uma gaiola cheia de experimentações sonoras – distanciando-se de vez do mainstream. Ao ouvir novas composições como “Black Widow” – um garage-psicodelico destemido -, fica a certeza que a essência não foi perdida. Caberá apenas aos seus fãs mais ardorosos, decidir se seguirão a banda nos becos do garage rock – porque é para lá que eles querem voltar.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2