Pela primeira vez no Rio, Creed repara atraso de 9 anos com show recheado de hits

Foto: Bruno Eduardo
Scott Stapp mostrou boa desenvoltura em bom show do Creed no Rio

Por Bruno Eduardo 


Não é um show daqueles de se entrar para história, mas é melhor do que qualquer um poderia esperar.

O Creed virou moda em meados de 2001 após lançar seu terceiro disco, Weathered. Na época, o grupo batia ponto em todas as rádios do mundo, e seus clipes eram rodados exaustivamente na MTV. Curiosamente, o grupo demorou quase uma década para vir ao Brasil. Talvez por isso, é um tanto difícil desvendar o significado desse show nos dias de hoje. Tirando a apresentação dessa noite como exemplo, fica claro que a banda não parece interessada em suprir seus próprios arcaísmos, e nem mesmo os fãs parecem querer qualquer tipo de resposta. O resultado é uma espécie de suspensão voluntária do tempo por ambas as partes - uma cápsula de memória sonora repleta de acrobacias de guitarra distorcidas, vocais guturais e um tipo de fé baseada em triunfalismo pós-grunge. No entanto, é sempre bom lembrar: não só de bravatas vive o rock. Os 4.500 cariocas que estiveram presentes no Citibank Hall esta noite, estavam interessados apenas em recuperar o tempo perdido. E, justiça seja feita, o Creed não dificultou as coisas.

Se tecnicamente, a banda não exige muito de si mesma, o peso rolou solto em pancadas como "Bullets" ou "What You Ready?", do início da carreira. A não-relutante citação religiosa do quinteto, veio na belíssima melodia de "One Last Breath", e no sucesso Global de "With Arms Wide Open" - que foi tema principal do seriado "Malhação". 

Mesmo demonstrando uma rouquidão seca em notas mais altas, Scott Stapp até que surpreendeu. O vocalista que carrega a fama de não segurar as pontas em cima do palco, mostrou boa desenvoltura vocal em canções mais puxadas como "Wrong Way" e "What's This Life For". Quando precisou, contou com a ajuda do público no refrão à capela de "My Sacrifice", que inclusive, finalizou o show de forma pontual.

Em tempos de puro revival noventista, o Creed pediu passagem, e abriu precedentes para novas imersões à nostalgia. Ao menos, essa foi a impressão passada por público e banda - com repertório digno de um greatest hits. 

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2