O rock pede ajuda às vítimas de Mariana em shows no Teatro Odisseia

Foto: Snapic

Por Bruno Eduardo

Na última semana, o maior assunto entre o público roqueiros foi a doação do Pearl Jam às vítimas da tragédia em Mariana. Era Eddie Vedder para cá, Eddie Vedder para lá, todo mundo compartilhando nas redes sociais e dando incentivo a atitude da banda americana. Realmente louvável. No entanto, há várias iniciativas entre bandas independentes e produções locais direcionadas a causa - no país inteiro - que não ganham a mesma proporção midiática, e uma das mais legais vai acontecer nesta quarta-feira (9) no Rio de Janeiro. Com o apoio das bandas Zander, Nove Zero Nove e Menores Atos, o Teatro Odisseia convida o público para uma noite de solidariedade e muito rock. O evento, produzido pela Collapse Agency, tem como objetivo fornecer água potável às vítimas da cidade. Quem for assistir aos shows, terá que levar 4 garrafas de 1,5 litros, ou um pack com 12 garrafinhas, ou um garrafão de 5 litros.

O projeto foi idealizado pela produtora Sylvia Sussekind, figura bastante conhecida na cena rock carioca por seu trabalho à frente da Collapse Agency. De acordo com Sylvia, a ideia surgiu em casa enquanto assistia TV. "Eu estava em casa e vi uma matéria com uma menininha chorando porque faltava água para beber, e naquele exato momento eu estava com um copo de água gelado nas mãos", confidenciou.

Para ela, o momento é muito crítico, e não pode ser relegado à localidade. Ela acredita que as pessoas precisam entender que todos podem e precisam ajudar o próximo. "Estamos vivendo uma catástrofe ambiental sem precedentes, algo muito sério. É muita ignorância achar que isso não nos afeta apenas pelo fato de morarmos em outro estado". Outra questão que incomodou a produtora e motivou o projeto, foi a forma que as pessoas encararam esse tipo de problema.

"Vi discussões nas redes sociais com várias pessoas comparando tragédias. Será que isso ajuda efetivamente quem foi afetado? Foi aí que eu me questionei se as pessoas são realmente solidárias, se elas realmente tem compaixão. Então eu decidi fazer a minha parte e agir", disse.

Como um andorinha só não faz verão, a produtora levou a ideia aos responsáveis do Teatro Odisseia que aceitaram fazer o evento de graça, assim como bandas e produção, que estão nessa apenas pela causa. "Desde arte gráfica, bandas, DJ (Larissa Conforto), todos no 0800. Estou muito feliz que eles estão realmente doando o sangue pelo evento. Algo lindo da parte de todos!". Outro apoio, que segundo ela, foi essencial para o evento, é o da Cruz Vermelha, que vai fornecer um caminhão para recolher os engradados de água.

No âmbito artístico, Sylvia acha que fez escolhas óbvias. Além de serem três nomes, que segundo ela, mais crescem no cenário carioca, eles também combinam com o ideal da proposta. Principalmente a banda Nove Zero Nove, que já vem trabalhando nessa causa, de fornecimento de água para as vítimas. Já a Zander e a Menores Atos estão entre as preferidas da casa e do público da cena.

Se você achou bonito o que o Pearl Jam fez pelas vítimas de Mariana, chegou a hora ajudar. Tem um monte de Eddie Vedder espalhados pelo mundo. Assim como a Sylvia Von Sussekind ou a galera das bandas Menores Atos, Zander e Nove Zero Nove e todos envolvidos no evento do Teatro Odisséia. Resta agora ao público justificar toda aquela euforia nas redes sociais por conta da iniciativa do Pearl Jam, e fazer o mesmo: doar. Ao contrário do que alguns possam pensar, o mundo real - por incrível que pareça - existe mesmo, e você pode fazer parte dele fazendo presença. Ser "mais um" vale muito à pena, pode acreditar. 
SERVIÇO:
Data: 9 de Dezembro, Quarta-Feira
Local: Teatro Odisseia
Endereço: Av. Men de sá, 66, Lapa.
Horário de abertura da casa: 20h
Entrada: 4 garrafas de 1,5 litros, ou 1 garrafão de 5 litros, ou 1 pack com 12 garrafinhas. Essa é apenas a quantidade mínima para entrar no evento. Aceitam-se mais doações.
Horário dos shows:
21h: Menores Atos
22h: Nove Zero Nove
23h: Zander

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2