DISCOS: FACÇÃO CAIPIRA (HOMEM BOM)

FACÇÃO CAIPIRA

Homem Bom

Independente; 2015

Por Bruno Eduardo



A Facção Caipira é mais uma dessas bandas que representam o que há de melhor no rock nacional. O quarteto, que ganhou um upgrade popular após rápida aparição na TV Globo (SuperStar), já vem há alguns anos batendo cabeça nos becos cariocas - inclusive com um EP (homônimo) lançado em 2012. Para provar que eles estão com muita lenha para queimar, trataram logo de desembolsar um álbum cheio de inéditas. O trabalho ganhou forma nas mãos sagazes de Felipe Rodarte (Folks) e foi lapidado por Chris Hansek (Soundgarden, Melvins, Kapitu). O resultado não poderia ser diferente: Homem bom é rock honesto, original e divinamente bem produzido.

"Pedrada" abre o disco de forma apropriada. A faixa pode ser considerada um resumo perfeito para quem procura entender o som da banda. Nela, estão implantados os principais ingredientes que ajudaram a construir o alicerce artístico da Facção - rock de quilate setentista, gaita nervosa e letras que parecem extraídas de um diário particular. Da mesma forma é "Blues Brasileiro Foragido Americano", que fora apresentada anteriormente em rede nacional. Entre os destaques, está "Tiro e Queda" - talvez a menos 'caipira' do bolo, mas que pode ser considerada uma das melhores. Forte, com levada de guitarra rasgada, e bela interpretação de Jan Santoro, a canção é um tiro curto e o repeat instantâneo é obrigatório. Por falar nisso, a maioria das faixas possui menos de quatro minutos de duração, o que torna a audição dinâmica e funcional. Uma exceção é "Levada", com pouco mais de cinco minutos de guitarra macia em um quase blues dos bons.  

Homem bom também é recheado de influências interessantes - ou no mínimo, curiosas. "Ex-fumante", por exemplo, além de possuir um título sensacional, direciona seus passos numa estrada que permeia entre Belchior, Raul Seixas e - por que não? - Reginaldo Rossi. Outra que segue esta mesma via é "Dois Pra lá Dois Pra Cá", que vai do brega ao ritmo circense e termina num rock para lá de quebrado. O rock and roll dinâmico e cheio de feeling, que se tornou característica da Facção Caipira, volta com tudo na dobradinha "Vida de Tralha" - aparada principalmente pelos bons arranjos do baterista Renan Carriço - e "Comédia Romântica". Já "Ressaca", é a perfeita retratação do porre - que vem cheio de melancolia e paixão embebedados em versos sensacionais de fina poesia: "Eu vomitei toda mágoa que me fizeste beber sem gelo e sem razão / destilei seu shot de vaidade, um conhaque de maldade, um vermute, um bourbon".

O primeiro disco da Facção Caipira não desperdiça munição. Aqui é tudo na urgência típica de um homem bom - que assim como o título do disco possa sugerir, ele também vem disposto a mudar o mundo com as suas próprias convicções, habilidades e, principalmente, honestidade no que faz. 

Apenas um discaço.

+Rock On Board na sua timeline
Curta a nossa fã page no facebook e siga @rockonboard no twitter e instagram.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2