DISCOS: NARDONES (Vol.1: O Horror Supremo Despertou)

NARDONES

Vol.1: O Horror Supremo Despertou

Independente; 2014

Por Bruno Eduardo








"Nardones é como uma mistura de Heavy Metal com Sisters Of Mercy!" - definiu Michale Graves

Graves não deve saber. Mas ele é responsável direto na proposta dos Nardones. A influência dos Misfits (ex-banda de Michale) está explícita no visual do grupo. Sonoramente, no entanto, há variáveis interessantes a considerar, mas a preferência vem quase sempre na pegada trash/death com afinação reduzida das guitarras. O som dos Nardones é algo que ultrapassa o punk tradicional de músicas como "Prato Principal". Há riffs de metal bem tramados ("Os Mortos Caminharão" e "Alma Gêmea") e vocais exóticos - que vão do lírico baixo ao gutural. 

Os Nardones se apoiam na literatura estrangeira e nas obras cinematográficas para obter uma proposta original quando o assunto é causar arrepios. Tal referência pode ser comprovada em músicas como "A Coisa Veio do Espaço" (que faz menção ao O Enigma de Outro Mundo,  de John Carpenter) e “O Chamado” - com sua guitarra oriunda do punk melódico noventista de bandas como Offspring e Bad Religion

No disco há ainda momentos retraídos, onde o romantismo vem em cápsulas desapropriadas ao mundo ortodoxo das novelas. Em uma declaração digna de um personagem do seriado The Walking Dead, o Dr. Jack suplica o amor ainda não correspondido: "Teu lugar é do meu lado. A sete palmos!" - da música "A Sete Palmos", que já possui um vídeo clipe, com produção do artista plástico Luiz Carlos de Carvalho. 

Vol.1: O Horror Supremo Despertou é um alerta aos desavisados. Prepare-se: Uma epidemia de terror está invadindo o rock nacional. Os zumbis despertaram!


Assista: A Sete Palmos

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2