Europe volta às lojas de discos com 'Come This Madness', com ajuda do Ghost e do Opeth


Após nove anos de espera desde o lançamento de Walk the Earth, em 2017, a lendária banda sueca de hard rock, Europe, está oficialmente de volta aos holofotes. O décimo segundo álbum de estúdio do grupo, intitulado Come This Madness, foi gravado no prestigiado RMV Studio, localizado em Estocolmo.

O trabalho aposta em uma estética analógica e orgânica, valorizando o entrosamento puro dos músicos tocando juntos no mesmo ambiente.

A estabilidade interna é um dos pilares da longevidade do Europe, que preserva exatamente a mesma formação clássica reunida desde 2003 e que gravou o álbum The Final Countdown, de 1986. O quinteto é formado pelo vocalista Joey Tempest, o guitarrista John Norum, o baixista John Levén, o tecladista Mic Michaeli e o baterista Ian Haugland.

A produção em 2026 é assinada pelo renomado Tom Dalgety — famoso por seus trabalhos ao lado de bandas como Ghost, Rammstein e Pixies —, que atuou como uma força criativa central no desenvolvimento do som das 11 faixas do disco.

Come This Madness ganha um apelo adicional com as colaborações especiais de Tobias Forge, do Ghost, e Mikael Åkerfeldt, do Opeth, que trouxeram uma sonoridade que transita entre o hard rock direto e momentos progressivos, com participações em arranjos e vocais de apoio.

A promoção comercial do novo álbum envolveu uma estratégia de divulgação com lançamentos mensais programados. O cronograma foi iniciado no final de abril, com a estreia do primeiro single, “One on One”. Em junho, o grupo disponibilizou a faixa “The Cult of Ignorance”, seguida pelo lançamento de “Scandinavian Eyes”, em setembro, servindo como o último pré-lançamento antes de o disco completo chegar às lojas e plataformas digitais.

Para coroar este novo capítulo, a agenda de shows de 2026 contemplou uma extensa turnê pelos maiores eventos de verão da Europa, incluindo o Graspop Metal Meeting, na Bélgica, o Wacken Open Air, na Alemanha, e o Stonedead Festival, no Reino Unido.

No segundo semestre, a banda dá início à The Final Countdown 40th Anniversary & Come This Madness Tour, com datas confirmadas em grandes arenas de países como Espanha, França, Itália, Alemanha, Suíça, Reino Unido e pela região da Escandinávia.

O alcance do quinteto nas plataformas digitais reafirma seu status de gigante do rock mundial, somando mais de 9 milhões de ouvintes mensais no Spotify. O principal catalisador desse volume de audiência permanece sendo o clássico “The Final Countdown”. O hino de 1986 integra com folga o seleto “Clube do Bilhão”, acumulando mais de 1 bilhão de execuções na plataforma de áudio e ultrapassando a marca de 1,4 bilhão de visualizações em seu clipe oficial no YouTube.

The Final Countdown: o álbum que mudou tudo

O álbum The Final Countdown, lançado em 1986, emplacou quatro faixas na parada de singles dos Estados Unidos, a Billboard Hot 100. A faixa que dava nome ao álbum, “The Final Countdown”, alcançou a 8ª posição na Billboard Hot 100, permanecendo 20 semanas na parada. A música também conquistou certificação de Ouro nos Estados Unidos pelas vendas do formato físico na época do lançamento, com mais de meio milhão de compactos de 7 polegadas vendidos.

A balada “Carrie” foi o maior sucesso comercial do Europe nos Estados Unidos na Hot 100, atingindo a 3ª posição. O single “Rock the Night” chegou à 30ª posição, enquanto “Cherokee” ficou na 72ª colocação. O álbum The Final Countdown foi certificado com Platina Tripla (3x Platina), equivalente a mais de 3 milhões de cópias vendidas nos Estados Unidos.

A temporada 2026-2027 ganha uma dimensão comemorativa ainda maior devido aos 40 anos do lançamento do álbum de 1986, que vendeu mais de 15 milhões de cópias mundialmente e projetou o Europe ao estrelato global.

Para celebrar a efeméride do disco que marcou época, o grupo estruturou apresentações especiais ao longo do ano, nas quais os maiores clássicos da carreira dividem o palco em igual proporção com o repertório pesado e moderno de Come This Madness.

E o Brasil?

As passagens mais recentes da banda sueca de hard rock pelo país ocorreram em abril de 2025, quando se apresentou em São Paulo, no festival Monsters of Rock, no Allianz Parque, e em Brasília, no festival Arena of Rock, na Arena BRB Mané Garrincha.

No momento, a agenda internacional da banda conta com compromissos na Europa e em outras regiões, sem novas datas divulgadas para o território brasileiro.

Quem sabe teremos a visita dos suecos em 2027 para mostrar o repertório de Come This Madness ao vivo pelos palcos do Brasil?

Loquillo Panamá

Nômade agregador de ritmos musicais e fanático por shows. Está sempre correndo atrás de novidades para multiplicar e informar os amantes de boa música.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Banner-Mundo-livre-SA