The Cure vence dois grammys nas categorias de Música Alternativa

 
O The Cure foi o grande vencedor nas categorias de Música Alternativa — que englobam gêneros considerados menos mainstream ou radiofônicos, como Indie, Pop Punk, Post-Punk, New Wave, Britpop, Gótico e Industrial. ​A veterana banda de rock britânico venceu na categoria Melhor Álbum Alternativo com "Songs Of A Lost World".

Após ter sido indicado ao prêmio de Melhor Álbum Alternativo em 1993 (pelo disco Wish) e em 2001 (por Bloodflowers), a banda finalmente levou a estatueta com "Songs Of A Lost World", seu primeiro trabalho de estúdio desde  4:13 Dream de 2008.

Além de Melhor Álbum, o grupo também venceu em Melhor Performance Alternativa pelo single "Alone"O júri do Grammy 2026 elegeu o The Cure à frente de outros grandes nomes, como Bon Iver ("Sable, Fable"), Tyler, the Creator ("Don’t Tap the Glass"), Wet Leg ("Moisturizer") e Hayley Williams ("Ego Death at a Bachelorette Party").

Ausência e Luto

Robert Smith e o baixista Simon Gallup não estiveram presentes na cerimônia de premiação. No momento do evento, os integrantes participavam do funeral de Perry Bamonte, tecladista e guitarrista da banda, falecido aos 65 anos em dezembro de 2025.

Bamonte, carinhosamente apelidado de "Teddy", foi uma figura central na trajetória do grupo em dois períodos: entre 1990-2005 e 2022-2025. Com uma presença marcante em mais de 400 shows, ele participou da "era áurea" da banda, tocando guitarra, baixo de seis cordas e teclados em álbuns icônicos como Wish (1992), Wild Mood Swings (1996), Bloodflowers (2000) e The Cure (2004).

Por sua contribuição inestimável, foi admitido no Hall da Fama do Rock em 2019.

Em nota oficial, o The Cure descreveu Bamonte como uma parte "vital e afetuosa" de sua história, tornando a vitória no Grammy um tributo póstumo ao seu legado.

Mesmo em meio ao luto e às vitórias, o The Cure confirmou que estará na estrada em 2026 com uma turnê de 19 shows pela Europa, incluindo festivais renomados como : Nova Rock na Áustria , Primavera Sound Barcelona, Rock En Seine na França ,Rock Werchter na Bélgica, Ekectric Castle na Romênia, Firenze Rocks na Itália e Isle of Wight no Reino Unido.
 
Um legado além da música

​Este é um prêmio merecido e um reconhecimento vital para uma das principais bandas a disseminar mudanças de comportamento, estética sonora e moda desde o seu início, em 1978. Se hoje existem bandas como Caifanes (México) e Actors (Canadá), ou até artistas pop como Melanie Martinez e cenas góticas no Japão, Romênia e África do Sul, o The Cure foi o principal inspirador e catalisador dessas mudanças no mercado do rock mundial. Eles são, indiscutivelmente, a inspiração de múltiplas gerações.

A própria categoria "Alternativa" provavelmente não existiria se não fosse o The Cure. Vale lembrar que a Billboard criou a lista Modern Rock Tracks em setembro de 1988 , hoje chamada de Alternative Airplay, justamente para registrar as novas tendências e sons que fugiam do rock clássico comercial.

Loquillo Panamá

Nômade agregador de ritmos musicais e fanático por shows. Está sempre correndo atrás de novidades para multiplicar e informar os amantes de boa música.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Banner-Mundo-livre-SA