Graveyard (Suécia) volta ao Brasil para quatro apresentações em maio

Foto: Divulgação / Nuclear Blast

Bike será a banda convidada em todas as apresentações, que acontecem em Porto Alegre, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte

Com reputação sólida dentro do vintage hard rock, os suecos do Graveyard estão de volta à América Latina para divulgar o álbum 6 em oito apresentações entre abril e maio. Em seis das oito datas, como os quatro shows Brasil mais Chile e Argentina, a banda suporte será a brasileira de rock psicodélico Bike.

Os shows no Brasil acontecem todos em maio: dia 7/05 em Porto Alegre/RS (Espaço Marin), 8/05 em Curitiba/PR (Basement), 9/05 em São Paulo/SP (Hangar 110) e dia 10/05 em Belo Horizonte/MG (Mister Rock).

A realização é da Xaninho Discos, que também cuidou das turnês passadas do quarteto pelos Trópicos.

Formada em 2006, em Gotemburgo, na Suécia, a banda se destacou desde o início pela paixão compartilhada por hard rock, psicodelia, stoner rock e pela base eterna do blues. No Brasil, o Graveyard logo ganhou fãs devotos, que acompanham a carreira dos suecos até hoje.

Liderados pelo vocalista e guitarrista Joakim Nilsson, eles estrearam com o agora seminal álbum homônimo, de 2007. Logo contratados pelo poderoso selo Nuclear Blast Records, a ascensão da banda foi rápida e irresistível. O segundo álbum, Hisingen Blues, um sucesso de críticas, consolidou o Graveyard como um peso-pesado do rock’n’roll.

Foto: Divulgação / Nuclear Blast

Do peso enraizado de Lights Out (2012) aos grooves mágicos e musculosos de Peace (2018), passando pelo folk doom em tons sépia de Innocence & Decadence (2015), o Graveyard construiu alguns dos trabalhos mais vitais e vibrantes do heavy rock do século 21.

A nova turnê pela América Latina será para divulgar o álbum 6, lançado em 2023, junto a diversos clássicos que nunca ficam de fora dos setlists.

É um registro em que mostra mais uma evolução do Graveyard, tanto em termos de formação quanto de profundidade musical. É o segundo disco com a formação de Nilsson, Ramm, o baixista Truls Mörck e o baterista Oskar Bergenheim. É mais lento, mais soul, mais introspectivo e um pouco mais sombrio do que seus antecessores.

6 se apresenta como o álbum mais marcante e original da trajetória do Graveyard. Uma mistura suavemente lisérgica de guitarras desoladas, Hammond fervilhante e baixo e bateria ágeis, os suecos demonstram uma leveza que só haviam insinuado antes.

A principal coisa era que queríamos um álbum mais centrado nas guitarras. Peace talvez fosse mais guiado pelo baixo e pelo ritmo, mas agora temos mais guitarras, então dá para ouvir que somos dois! [risos]", conta Nilson.

Bike, a banda convidada

BIKE - Foto: André Almeida

Bike é uma banda brasileira de rock psicodélico e experimental formada em 2015, em São José dos Campos (SP). Desde o início, o grupo vem construindo uma trajetória consistente no cenário do rock alternativo, combinando elementos de psicodelia, krautrock, noise, percussão brasileira e rock progressivo, resultando em um som de identidade própria.

Diego Xavier, guitarra e voz, comenta sobre o momento da banda e a oportunidade de excursionar ao lado do Graveyard.

"É uma grande oportunidade, pois nunca nesses 10 anos de banda a gente rodou várias cidades abrindo pra uma banda gringa, e é muito massa ser o Graveyard, com o qual tocamos ano passado em São Paulo. Além, é claro, de ser a primeira vez que iremos desbravar o Chile e a Argentina. Estamos preparando um repertório focado nos últimos discos, mas em especial no Noise Meditations, lançado em setembro de 2025".

Arte: Mirko Masala

SERVIÇO

GRAVEYARD | América Latina 2026
Banda convidada: Bike (Brasil)

07.05 | Porto Alegre/RS no Espaço Marin

08.05 | Curitiba/PR no Basement

09.05 | São Paulo/SP, no Hangar 110

10.05 | Belo Horizonte/MG, no Mister Rock

Datas em outros países

30.04 | México - Cidade do México, no Circo Volador
Ingresso: em breve

02.05 | Colômbia - Bogotá, no Ace of Spades

03.05 | Chile - Santiago, na Sala metronomo
Ingresso: em breve

05.05 | Argentina - Buenos Aires, no Uniclub
Ingressos: alpogo.com

Mais informações

Ricardo Cachorrão

Ricardo "Cachorrão", é o velho chato gente boa! Viciado em rock and roll em quase todas as vertentes, não gosta de rádio, nunca assistiu MTV, mas coleciona discos e revistas de rock desde criança. Tem horror a bandas cover, se emociona com aquele disco obscuro do Frank Zappa, se diverte num show do Iron Maiden, mas sente-se bem mesmo num buraco punk da periferia. Já escreveu para Rock Brigade, Kiss FM, Portal Rock Press, Revista Eletrônica do Conservatório Souza Lima e é parte do staff ROCKONBOARD desde o nascimento.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Banner-Mundo-livre-SA