
Reprodução
Green Day lançou edição de 25º aniversário de Warning, o álbum subestimado que mudou a banda
Em 14 de novembro de 2025, os fãs do Green Day tiveram um motivo especial para revisitar um dos trabalhos mais cruciais e divisivos da banda: o álbum Warning. Lançado originalmente em 3 de outubro de 2000, o sexto álbum de estúdio do trio de Berkeley, Califórnia, foi relançado numa edição de luxo Warning (25th Anniversary Deluxe Edition), celebrando a coragem musical que pavimentou o caminho para American Idiot.
O grito de alerta de uma nova fase, Warning, marcou uma guinada significativa no som característico do Green Day. Longe do punk rock acelerado que os consagrou em Dookie e Insomniac. Billie Joe Armstrong, Tre Cool e Mike Dirnt exploraram um estilo mais folk, pop e acústico, evocando comparações com artistas mais velhos como The Kinks e Bob Dylan.
Embora tenha sido aclamado pela crítica por sua maturidade lírica e direção aventureira, o álbum sofreu um revés comercial na época. Warning passou um total de 25 semanas na parada Billboard 200. Embora uma estreia em 4º lugar seja forte, foi considerada um revés comercial porque seus álbuns anteriores em grandes gravadoras - Dookie (1994), Insomniac (1995) e Nimrod (1997) - alcançaram vendas gerais muito mais altas e status de multi-platina. Foi um sucesso artístico discreto para os parâmetros do mercado dos Estados Unidos. O primeiro álbum do Green Day em uma grande gravadora que não alcançou rapidamente o status de multi-platina (mais de 2 milhões em vendas). Ele estreou em bom lugar na Billboard 200 (com 156.000 cópias vendidas na primeira semana) e foi certificado Ouro (500.000 unidades) pela RIAA em dezembro de 2000, mas estagnou. Na época era considerado um fracasso, nos dias atuais seria um caso de sucesso. Muito mudou nos últimos 25 anos. Para comparação, o álbum anterior, Nimrod, foi certificado Platina (1.000.000 de unidades) um mês após seu lançamento, e acabou alcançando Duplo Platina (2.000.000 de unidades).
Fatores como a popularidade da pirataria e sites como Napster, além da ascensão do nu metal (logo após Woodstock 99), contribuíram para que o som mais reflexivo da banda ficasse fora das tendências mainstream das rádios e dos canais musicais na TV naquele ano. Aqui no Brasil se respirava Rock In Rio III com Foo Fighters, Iron Maiden e Gun's N' Roses. Em retrospecto, porém, Warning hoje é visto como a ponte essencial entre a experimentação de Nimrod e o triunfo narrativo e político de American Idiot, quatro anos depois.
O Que Há de Novo na Edição Deluxe?
A edição de 25º aniversário tem como objetivo honrar este álbum oferecendo aos fãs uma visão abrangente de seu período de transição. O álbum original remasterizado com as suas 12 faixas originais, incluindo os singles "Minority" (que atingiu #1 na parada Alternative Airplay dos EUA) e a faixa-título, em uma nova masterização. As faixas demos e raridades no conteúdo bônus da versão Deluxe totaliza 47 arquivos inéditos. Incluindo versões iniciais de "Castaway", "Church On Sunday" e "Macy's Day Parade". Assim como material de lado B como "Poprocks & Coke" e "Suffocate", além de 2 mixagens inéditas.
O pacote inclui a gravação de um show completo ao vivo, inédito de 21 faixas, registrado no SHIBUYA-AX em Tóquio, Japão, em 18 de março de 2001. O show apresenta o Green Day tocando faixas de Warning lado a lado com seus clássicos mais antigos.
A edição Super Deluxe está disponível para colecionadores em vários formatos:
5 LPs: Prensados em vinil colorido.
4 CDs: Em box sets que incluem itens de colecionador como pôster, patch, bottons e um livreto especial.
E obviamente também está em todas as plataformas de streaming e no YouTube .
O relançamento é, em suma, uma homenagem a um disco que provou a capacidade do Green Day de evoluir artisticamente, mesmo quando o mercado não os acompanhou.
Tags
Green Day
