Skáld traz seu folk nórdico e ritualístico a São Paulo

Foto: Romy Lena (@romy.lenaa)
 
O Carioca Club, em São Paulo/SP, receberá uma das apresentações mais inusitadas e imersivas deste ano de 2025. Com seu folk nórdico carregado de ambientações ritualísticas, instrumentos para emular a música da Idade Medieval em conexão com elementos modernos, a Skáld toca pela primeira vez na capital paulista nesta sexta-feira (12), a partir das 19h30. A realização é da Overload.


Skáld foi formado em 2018 pelo produtor e compositor Christophe Voisin-Boisvinet. O nome da banda remete aos antigos skalds, poetas nórdicos que cantavam epopeias na Era Viking. O currículo conta com apresentações em grandes festivais europeus, como Hellfest (França), Wacken (Alemanha) e Rock Oz’Arenes (Suíça).

A banda toca instrumentos tradicionais como tambores xamânicos, lyre, talharpa, citole, jouhikko, nyckelharpa e hurdy-gurdy. As letras são majoritariamente em nórdico antigo e outros idiomas escandinavos.

Vikings Chant, de 2019, é o álbum de estreia, que conquistou grande audiência, ultrapassando 100 milhões de streams, 45 milhões de visualizações no YouTube e mais de 80.000 cópias vendidas.



Em 2020 foi lançamento o segundo álbum, Vikings Memories, que explora o elemento da água em suas paisagens sonoras, e o terceiro, de 2023, é Huldufólk, dedicado a figuras do folclore escandinavo como elfos, trolls e dragões.

O que o Skáld propõe, como destacam em sua biografia oficial, não é a reconstrução de uma era desaparecida, mas sim uma aventura, uma experiência que evoca a história, suas mitologias e lendas.

"É uma jornada que nos faz sonhar com a natureza, as florestas, os rios e os mistérios presentes no folclore do Extremo Norte. É uma odisseia de medievalismo inspirado e fantasia, uma mistura de textos antigos e fontes mais recentes que datam da Idade Média", afirma a banda.

Yön

Yön - Foto: Maycon Avelino

A abertura fica com a banda nacional Yön, que toca folk nórdicos, e é composta apenas por mulheres.

Yön é um grupo paulistano formado por seis mulheres que se encontraram na paixão pela música folk escandinava. A escolha do nome, do finlandês “da noite”, resgata a tradição dos encontros de mulheres no medievo, considerados atos subversivos pela sociedade patriarcal.

O grupo utiliza textos históricos, como as Eddas Poéticas, para compor músicas próprias, mergulhando na mitologia e literatura viking. A experiência sonora é imersiva, transportando o público para um universo de lendas, sagas e melodias que ecoam a essência da cultura nórdica.

Confira a versão da Yön para uma canção tradicional finlandesa, “Oi, Dai”, cujo lançamento foi destaque na Billboard Brasil:


SERVIÇO

Skáld em São Paulo

Data: 12 de setembro de 2025
Horário: 19:30 (abertura da casa)
Local: Carioca Club (Rua Cardeal Arcoverde, 2899 - Pinheiros, São Paulo/SP)

Mais informações:



Ricardo Cachorrão

Ricardo "Cachorrão", é o velho chato gente boa! Viciado em rock and roll em quase todas as vertentes, não gosta de rádio, nunca assistiu MTV, mas coleciona discos e revistas de rock desde criança. Tem horror a bandas cover, se emociona com aquele disco obscuro do Frank Zappa, se diverte num show do Iron Maiden, mas sente-se bem mesmo num buraco punk da periferia. Já escreveu para Rock Brigade, Kiss FM, Portal Rock Press, Revista Eletrônica do Conservatório Souza Lima e é parte do staff ROCKONBOARD desde o nascimento.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Banner-Mundo-livre-SA