Turnê turbulenta do Cradle of Filth pela América Latina

divulgação

A turnê do Cradle of Filth, The Screaming of the Americas Tour, foi marcada por conflitos internos e uma série de declarações públicas, culminando na saída de dois membros da banda: a tecladista Zoe Marie Federoff e o guitarrista Marek "Ashok" Šmerda. A banda, que havia acabado de lançar seu 14º álbum, The Screaming of the Valkyries, em março de 2025, passa por Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Colômbia, Panamá, Costa Rica, El Salvador, Guatemala e México. No Brasil, os shows ocorreram em três cidades:
  • ​Limeira/SP: 21 de agosto, no Mirage
  • ​Curitiba/PR: 22 de agosto, no Tork N' Roll
  • ​São Paulo/SP: 23 de agosto, no Carioca Club
​Saídas e acusações

​Zoe Marie Federoff, que se juntou à banda em 2022, anunciou publicamente sua saída inesperada em 23 de agosto. Ela citou motivos de saúde crônica, que a impediram de se apresentar em alguns shows, como razão para deixar a turnê no meio do caminho.

​Seu marido, o guitarrista Marek "Ashok" Šmerda, também confirmou sua saída, que seria efetivada após o fim da turnê. Em uma declaração, Ashok alegou "excesso de trabalho para um salário relativamente baixo", alto estresse e "comportamento não profissional" como os motivos para a decisão do casal.

Resposta de Dani Filth e o comunicado oficial

​Em 24 de agosto, o vocalista Dani Filth se manifestou. Ele negou ter "expulsado" Zoe, mas afirmou que a decisão foi tomada para não comprometer o restante da turnê. Dani lamentou a saída da musicista, porém defendeu a banda, explicando que os contratos de músicos de apoio não incluem seguro de saúde. Ele também mencionou a perda de uma gestação de Zoe, o que a teria deixado em um "estado muito frágil". A revelação desse detalhe íntimo gerou críticas dos fãs por ser vista como insensível.

​Poucas horas depois, Zoe usou suas redes sociais para esclarecer que sua saída e a de seu marido não estavam relacionadas a problemas conjugais, mas sim a "eventos que aceleraram" uma decisão que já havia sido planejada para o final do ano.

​A situação teve uma nova reviravolta quando o Cradle of Filth publicou um comunicado oficial anunciando a demissão imediata de Ashok. A banda negou as acusações feitas por ele e afirmou que a turnê continuaria, mesmo que temporariamente com apenas um guitarrista, até que um substituto fosse contratado. O comunicado também pede aos fãs que evitem especulações, prometendo mais clareza sobre o ocorrido "no devido tempo".

​Apesar das polêmicas, a banda confirmou que não cancelará nenhum dos shows na América do Sul e já tem uma turnê europeia, Splintered in Winter, agendada para novembro e dezembro. Para a turnê atual, a banda já trouxe uma substituta temporária para Zoe, a musicista Kelsey Peters, que assumirá os teclados e os vocais de apoio.



Loquillo Panamá

Nômade agregador de ritmos musicais e fanático por shows. Está sempre correndo atrás de novidades para multiplicar e informar os amantes de boa música.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Banner-Mundo-livre-SA