![]() |
divulgação |
- Limeira/SP: 21 de agosto, no Mirage
- Curitiba/PR: 22 de agosto, no Tork N' Roll
- São Paulo/SP: 23 de agosto, no Carioca Club
Zoe Marie Federoff, que se juntou à banda em 2022, anunciou publicamente sua saída inesperada em 23 de agosto. Ela citou motivos de saúde crônica, que a impediram de se apresentar em alguns shows, como razão para deixar a turnê no meio do caminho.
Seu marido, o guitarrista Marek "Ashok" Šmerda, também confirmou sua saída, que seria efetivada após o fim da turnê. Em uma declaração, Ashok alegou "excesso de trabalho para um salário relativamente baixo", alto estresse e "comportamento não profissional" como os motivos para a decisão do casal.
Resposta de Dani Filth e o comunicado oficial
Em 24 de agosto, o vocalista Dani Filth se manifestou. Ele negou ter "expulsado" Zoe, mas afirmou que a decisão foi tomada para não comprometer o restante da turnê. Dani lamentou a saída da musicista, porém defendeu a banda, explicando que os contratos de músicos de apoio não incluem seguro de saúde. Ele também mencionou a perda de uma gestação de Zoe, o que a teria deixado em um "estado muito frágil". A revelação desse detalhe íntimo gerou críticas dos fãs por ser vista como insensível.
Poucas horas depois, Zoe usou suas redes sociais para esclarecer que sua saída e a de seu marido não estavam relacionadas a problemas conjugais, mas sim a "eventos que aceleraram" uma decisão que já havia sido planejada para o final do ano.
A situação teve uma nova reviravolta quando o Cradle of Filth publicou um comunicado oficial anunciando a demissão imediata de Ashok. A banda negou as acusações feitas por ele e afirmou que a turnê continuaria, mesmo que temporariamente com apenas um guitarrista, até que um substituto fosse contratado. O comunicado também pede aos fãs que evitem especulações, prometendo mais clareza sobre o ocorrido "no devido tempo".
Apesar das polêmicas, a banda confirmou que não cancelará nenhum dos shows na América do Sul e já tem uma turnê europeia, Splintered in Winter, agendada para novembro e dezembro. Para a turnê atual, a banda já trouxe uma substituta temporária para Zoe, a musicista Kelsey Peters, que assumirá os teclados e os vocais de apoio.