Projeto Mayhem protesta contra o autoritarismo em 'Menos Um'

Foto: Yasmin Balbino

O power trio Projeto Mayhem, de Campinas/SP, é uma das novas forças do crossover nacional e que acaba de lançar o pesado single 'Menos Um'. A música é um protesto pesado e direto contra figuras autoritárias que assombraram e a outras que ainda assombram o mundo.


'Menos Um' é sobre os dias contados daqueles que tentam se perpetuar no poder pelo ódio, pela repressão e pela manipulação.

A escolha da data para este lançamento é significativa: 21 de fevereiro marca o assassinato de Malcolm X, um dos maiores nomes da resistência negra contra a opressão, da luta por justiça e da verdade sem censura.

A música também navega e critica temas como o recém planejado - e fracassado - golpe de Estado, que foi atrelado a pedidos incessantes da volta ou de uma nova opressão/ditadura militar por apoiadores da extrema direita.

Ao mesmo tempo, 'Menos Um' reforça, como um grito de protesto, a perseverança de outra parte da população que assistiu com repulsa e repúdio a todo essa tentativa de reviver o autoritarismo, seja no Brasil como em outras partes do planeta.

A arte carrega o peso da letra: traz figuras políticas autoritárias, ali estampadas como um basta à repressão e como símbolo de resistência.

A produção de 'Menos Um' aconteceu no Estúdio Casa 39, em Campinas.

'Menos Um': mais uma etapa da carreira

O Projeto Mayhem lança 'Menos Um' como o marco de um novo trabalho com mais identidade, experiência, revolta e agressividade.

"Tínhamos o dever de retratar e registrar todo um episódio marcado negativamente na história de um país. Queremos claramente enfatizar todos os impactos para que isso jamais ocorra novamente", destaca o trio de Campinas.

Nas referências sonoras, o Projeto Mayhem é cirúrgico em absorver elementos do Bayside Kings, Surra, Ratos de Porão, D.F.C, Do Protesto a Resistência, Hatebreed, Comeback Kid e Dead Fish.

Arte: Kell Candido

Projeto Mayhem é:

Lucas Pereira (guitarra/voz)
Kiss (baixo/voz)
TonLoserKids (bateria)

Ricardo Cachorrão

Ricardo "Cachorrão", é o velho chato gente boa! Viciado em rock and roll em quase todas as vertentes, não gosta de rádio, nunca assistiu MTV, mas coleciona discos e revistas de rock desde criança. Tem horror a bandas cover, se emociona com aquele disco obscuro do Frank Zappa, se diverte num show do Iron Maiden, mas sente-se bem mesmo num buraco punk da periferia. Já escreveu para Rock Brigade, Kiss FM, Portal Rock Press, Revista Eletrônica do Conservatório Souza Lima e é parte do staff ROCKONBOARD desde o nascimento.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Banner-Mundo-livre-SA