Opeth volta ao gutural em nova música após 16 anos

 

Novo álbum sai em outubro e tem como uma das inspirações a série "Succession"

A banda sueca Opeth anuncia que o novo álbum está pronto. É uma obra conceitual e se chama The Last Will and Testament. Sai dia 11 de outubro em vinil, CD, formatos digitais e streaming.

O primeiro single é "§1" já está disponível (ouça abaixo) e traz uma novidade muito aguardada por todos os fãs: a volta dos lendários vocais guturais do vocalista Mikael Åkerfeldt, fazendo com que Last Will and Testament seja uma volta ao death metal progressivo depois de 16 anos. O último disco a conter os rosnados do cantor foi Watershed (2008).

A nova música está disponível em sua versão editada para rádio com menos de 4 minutos e meio de duração. Ou seja, a faixa dentro do disco deverá ser mais longa.



Brigas de família e Succession

O compositor Mikael Åkerfeldt diz que questões de família e o fato de vinculos de sangue nem sempre significarem conexões mais confiáveis ou mais fortes em uma rede de relações foi um tópico que ocupou seus pensamentos. "Fiquei interessado em como membros de uma família podem se virar uns contra os outros", ele diz.

O líder do Opeth cita ainda que a série Succession, da HBO, 
foi uma das produções que aumentou seu interesse no tema e lhe deu ideias para trabalhar no novo material da banda. Na série, acompanhamos como quatro irmãos brigam não só pelo bilionário império do pai, mas principalmente pelo reconhecimento no posto de sucessor dos negócios da família.

Åkerfeldt afirma que adorou o resultado final do disco e que está impressionado com o que a banda atingiu com ele. Falando um pouco mais do conceito por trás de The Last Will and Testament, o músico diz:

"É uma jornada musical que reflete a minha própria relação com a música, como um consumidor dela. Escolho algo aqui, me livro de outra coisa ali. Eu adoro e eu odeio música ao mesmo tempo. Essa ambivalência me levou até um tipo de caminho criativo e aí, meio que de repente, uma coleção de músicas estava pronta. No melhor dos casos, essas canções seriam boas o bastante para impressionar a banda. Boas o bastante para os poderosos da indústria [fonográfica]. Bom o bastante para 'você'?!"

Vocais guturais

Embora nos shows a banda ainda toque seu repertório mais pesado, foram lançados uma sequencia de 4 álbuns sem nenhum vocal gutural, fazendo o som da banda se alinhar cada vez mais ao progressivo do que à música extrema.

Ainda não sabemos quanto de gutural teremos no novo álbum, mas 
"§1", o primeiro single, já deixa claro que o Opeth está usando todas as habilidades de uma careira de mais de 30 anos. Mistura vocal limpo com rugidos poderosos e graves, riffs pesados e passagens fusion. Uma volta aos tempos áureos de death metal progressivo.

O novo disco é o primeiro da banda a ter a bateria e percussão gravados pelo finlandês Waltteri Väyrynen. O músico está no Opeth desde 2022 e já tocou em bandas como Paradise Lost, Bloodbath (que também conta com Åkerfeldt) e Bodom After Midnight.

Confira a tracklist e a capa do novo álbum.

01. §1
02. §2
03. §3
04. §4
05. §5
06. §6
07. §7
08. A Story Never Told



Lucas Scaliza

Jornalista, músico sem banda e estrategista de marca. Não abre mão de acompanhar os sons do agora. Joga tarô e já foi host de podcast.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
Banner-Mundo-livre-SA