Now And Then: compare versões final e original da última música dos Beatles

Foi lançada ontem "Now And Then", a última música dos Beatles, com participação de todos os quatro integrantes da banda ao longo de 40 anos de produção. A faixa é considerada a derradeira do quarteto de Liverpool e contém todos os elementos clássicos que identificam uma canção da banda. Ouça a versão final abaixo.

Inicialmente, a música era apenas uma demo gravada em piano e voz por John Lennon em seu apartamento em Nova Iorque, ainda em 1978. A demo chegou às mãos dos outros Beatles apenas em 1994, quando Lennon já havia falecido. Ringo Starr, George Harrison e Paul McCartney então tentaram completar a música, gravando novos instrumentos e partes musicais, mas não havia tecnologia suficiente para separar a voz de Lennon de seu piano na demo original.

Esse obstáculo só pôde ser superado agora, com utilização de inteligência artificial e a expertise da equipe de som do cineasta Peter Jackson, que dirigiu o elogiado documentário Get Back. A demo original de piano e voz também foi revelada e você pode ouvi-la abaixo.


Ainda hoje será revelado um clipe oficial para a faixa.

Ainda nos anos 90, logo depois de receberem a demo, os Beatles remanescentes tentaram completar a música com ajuda do produtor Jeff Lynne (da banda Electric Light Orchestra). Paul, Ringo e George chegara a gravar seus instrumentos, mas o trabalho não pôde ser concluído. Com a devida separação de piano e voz com ajuda de inteligência artificial, Paul e Ringo gravaram novamente seus instrumentos nos últimos anos e reutilizaram o que George já havia registrado em 1995.

Assim, "Now And Then" se apresenta com a voz original de John Lennon; nova bateria e backing vocals de Ringo Starr; baixo e piano de Paul McCartney; violão e guitarras de George Harrison e um solo de slide guitar feito por Paul homenageando o estilo de Harrison. Uma seção orquestral também foi gravada para dar mais corpo à canção, mas toda a produção de "Now And Then" foi tratada como um projeto da carreira solo de McCartney, para não levantar suspeitas de que havia uma nova música dos Beatles em produção.

Um documentário de 12 minutos foi liberado contando a história da canção e toda a jornada de sua gravação até o resultado final, com declaração de integrantes da banda e até de Sean Lennon, filho de John e Yoko Ono. Assista abaixo.

Lucas Scaliza

Jornalista, músico sem banda e estrategista de marca. Não abre mão de acompanhar os sons do agora. Joga tarô e já foi host de podcast.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2