Rock in Rio Lisboa anuncia primeira atração e mudança de lugar

No ano em que comemorará 20 anos, o Rock in Rio Lisboa virá com uma grande novidade. Em 2024, o festival sairá do Parque de Bela Vista e será realizado no Parque Tejo, na zona oriental da capital portuguesa, entre o Parque das Nações e a Foz do Rio Trancão. No local, foram realizados alguns dos principais eventos da Jornada Mundial da Juventude em agosto. E o primeiro artista já confirmado para a 11ª edição do festival lisboeta é o cantor britânico Ed Sheeran.

As novidades foram anunciadas nesta quinta-feira em evento da apresentação da edição do 20º aniversário do festival no Parque Tejo com a presença de Roberto Medina, empresário criador do festival e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Carlos Moedas.

Sheeran voltará a cantar no Rock in Rio Lisboa dez anos depois de sua estreia no festival e em Portugal. O cantor esteve pela última vez em Lisboa em 2019, quando esgotou duas datas no estádio da Luz, o maior do país e casa do Benfica. Portanto, espera-se por muitos fãs no dia 16 de junho, segunda noite do festival que será encerrada pelo cantor.

Desde a sua última passagem por Lisboa, o autor de músicas como “Shape of you”, “Thinking out Loud” e “Perfect”, lançou mais três álbuns: “=” (2021), “-“ (2023), e “Autumm Variations” (2023). O primeiro recebeu críticas positivas e negativas da imprensa especializada enquanto os demais em geral receberam mais críticas positivas. Portanto, o show pode ter também um repertório mais novo em comparação com sua passagem por Lisboa em 2019.

Já a mudança para o Parque Tejo não foi tratada como algo definitivo por Roberto Medina, que, em entrevista a TV SIC, de Portugal, deixou em aberto a possibilidade de retornar ao Parque de Bela Vista no futuro. A ideia inicialmente é dar um ano de descanso para que possa ser recuperado o prado do parque. Lembrando que além do Rock in Rio, Bela Vista recebeu nos últimos dois anos as duas primeiras edições de outro festival de música, o Kalorama.

- É uma edição especial de 20 anos, não tem de ser para sempre – disse.

Acostumados a ir ao Rock in Rio numa zona mais central da cidade e com uma estação do metrô a menos de dez minutos a pé do espaço, o publico que quiser ir ao Rock in Rio de 2024 terá que se adaptar a nova realidade. A estação do metrô mais perto da nova Cidade do Rock será a de Moscavide, que fica a cerca de 20 minutos a pé do local. Também é possível ir pela orla do Rio Tejo saindo da estação do Oriente, mas a caminhada é um pouco mais longa: cerca de 35 minutos. Por outro lado, a nova localização ganha uma nova opção de transporte além de metrô e ônibus. Oriente também é uma estação de trens por onde passam trens vindos de diferentes partes da cidade, da região metropolitana de Lisboa, e também de outras cidades de Portugal como Porto e Braga. Oriente também é uma estação de ônibus vindos de diferentes cidades e até da Espanha.

Embora o espaço do Parque Tejo seja maior do que o de Bela Vista, a lotação do espaço para o festival vai ser mantida. Em 2022, cerca de 80 mil pessoas estiveram no festival para o show de Post Malone. O ganho de espaço, por sua vez, vai proporcionar a construção de um novo palco que promete receber mais shows.

O Rock in Rio Lisboa acontece nos dias 15, 16, 22 e 23 de junho de 2024. 

Marcelo Alves

Acredita que o bom rock and roll consiste em dois elementos: algumas ideias na cabeça e guitarras no amplificador. Fã de cinema e do rock nas suas mais variadas vertentes, já cobriu três edições do Rock in Rio e uma do Monsters of Rock. Desde 2014, faz colaborações para o site "Rock on Board". Já trabalhou em veículos como os jornais "O Globo" e "O Fluminense". Twitter: @marceloalves007

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2