O trabalho, feito com o produtor David Wrench,
que já disputou vários Grammys, já começa com uma Hynde meio que justificando o
porquê da série de baladas que prepondera no disco. Em “Losing my Sense of Taste”, os
versos revelam: “I don’t even care
about rock and roll, All my old
favorites seem tired and old, My whole collection now feels like a waste, I’m losing my sense of taste,”(Eu nem ligo mais
para o rock´n roll, todos os meus velhos favoritos parecem velhos e cansados. Minha
coleção toda está um desperdício, estou perdendo minha noção de gosto”).
E o rock´n roll mesmo parece ter
ficado no passado. Alguns vestígios embrionários são encontrados em “Let the
Sun Come In” e “Vainglorious”, esta última a mais pesada e com cara dos velhos
Pretenders.
O
meio do disco continua na linha melódica da melancolia com Hynde divando como
uma verdadeira crooner. O tom soft permeia por “”A Love”, “The Promise of Love”,
“Look Away”, “Your House is On Fire” e “Just Let it Go” com versos de lamentações
como “Our changes came fast but the
torments were slow, let it go” (“Nossas mudanças vieram rapidamente mas os
tormentos foram lentos, deixemos passar”).
Mas, para os fãs brasileiros, a cantora que batizou o
grupo de “The Pretenders Collective” (“O Coletivo Pretenders”, pois só ela e o baterista
Martin Chambers são da formação original, desde 1978), apresentou algo em “Relentless”
que talvez faça referência ao Brasil, já que ela morou por aqui. Em “The Copa”,
ela canta “I woke up this morning with the Copa on my mind, those days of cryptic
signals, I was sad to leave behind” (“Acordei esta manhã com Copa na minha
mente, aqueles dias de sinais enigmáticos, estava triste em deixar para trás). Para
quem não sabe, Hynde viveu em SP em 2004. Numa entrevista antiga ao jornal O Globo,
ela lembrou que viveu no Centro de Sampa
e depois chegou ao Rio. “Porque todo músico quer ir para lá. Só lembro de
coisas boas. O céu, Copacabana, a música”.
A líder dos Pretenders não podia deixar sua marca
feminista de fora, claro. Em “Merry Widow” , ela chama de viuvez o divórcio: “I´m
a divorcie but I feel like a widow, a merry widow” (“Sou divorciada mas me
sinto uma viúva, uma viúva feliz”) e “Domestic Silence” traz, na balada, o
comodismo que acontece em relacionamentos: “Domestic silence is making me go over”
(O silêncio doméstico está me deixando passar por cima de tudo”)
Para os fãs mais antigos dos Pretenders, vale a dica: a implacabilidade de “Relentless”, que marca o retorno da banda para o grupo Warner Music depois de mais duas décadas de contrato com a Sire Records, pode decepcioná-los um pouco. Até mesmo porque Hate for Sale fez muito mais jus ao que fez dos Pretenders os Pretenders. Melancolia define.