The Hives reaquece as turbinas e lança um dos discos mais quentes do ano

The Hives

The Death of Randy Fitzsimmons
⭐⭐5/5
Por  Rafael Rodrigues 

O The Hives é uma dessas bandas legais que chegou ao mainstream num determinado momento na carreira e que não permaneceu nessa prateleira por muito tempo. No entanto, sempre que aparecem, fazem muito barulho (literalmente!) e recebem muitos elogios da crítica musical. 

Lá no início dos anos 2000, foram colocados - principalmente pela programação da MTV - em um pacote de bandas, que tinha The Vines (Austrália), The Strokes (EUA) e The White Stripes (EUA), onde os únicos elos em comum eram a crueza garage punk que cada uma dessas bandas traziam junto com sua linha de influências, uma estética meio vintage elegante e o artigo "The" no nome.

Após aproximadamente uma década, os suecos lançaram o seu mais novo álbum The Death of Randy Fitzsimmons, ótimo e irreverente título, já que se trata de uma "lenda" criada pela banda, pois Randy Fitzsimmons é o suposto compositor/empresário deles e responsável pela formação do grupo, mas que nunca teve sua existência comprovada. Porém, bancada firmemente por eles!

The Death of Randy Fitzsimmons é um álbum cheio de energia garage punk, com letras divertidas, e que traz uma banda que "envelheceu" bem desde seu primeiro grande sucesso comercial, o excelente Veni Vidi Vicious, segundo álbum do grupo, lançado em 2000. A abertura com "Bogus Operandi" e seu riff raivoso a lá "Get Free" - dos seus contemporâneos The Vines (não confundam!) - dá o tom do que vem pela frente. Logo em seguida, ainda mais pedrada: "Trapdoor Solution" é quase um desabafo que virou música, e é impressionante como cabe perfeitamente no tempo de duração que se propôs a ter: um minuto e três segundos!
 
 
Já as faixas "Rigor Mortis Radio" e "The Bomb" parecem ser bastante influenciadas por Arctic Monkeys (um loop, já que Arctic Monkeys é uma banda notoriamente influenciada por eles). E esse é um tema que vale ligar os pontos, já que faz bastante sentido quando sabemos que as duas bandas vivem saindo em turnê juntas, inclusive vieram ao Brasil nessa pegada em 2014 [relembre como foi AQUI].

Se "Smoke & Mirros" lembra coisas do Kaiser Chiefs e Blur, "Crash Into The Weekend" traz o sarcasmo característico de todo o álbum e tem tudo para ser tornar um hino dos finais de semana do verão no hemisfério norte. Na parte final desse conjunto de canções coesas, a boa "Two Kind of Troublemantém o ritmo do disco, que é então finalizado no punk enérgico "Step Out Of The Way".

Desde já fica a recomendação da casa: The Death of Randy Fitzsimmons é daqueles álbuns que valem a pena ouvir inteirinho, ainda mais para aquecer as turbinas e se preparar para a vinda dos caras ao Brasil em dezembro, no Primavera Sound São Paulo. Afinal, muitos dizem que o The Hives é uma das melhores bandas ao vivo de rock da atualidade! A conferir.

RAFAEL RODRIGUES

Carioca, flamenguista e apaixonado por música! Flutuando entre o mundo corporativo e o lúdico musical. Algumas dezenas de shows cobertos e resenhas escritas, na aventura do rock'n roll desde sempre, escrevendo sobre há quase uma década!

1 Comentários

  1. Análise muito bacana. Para mim, que não conhecia muito, passou um panorama de maneira assertiva. Vou seguir a recomendação para conhecer mais.

    ResponderExcluir
Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2