Rock in Rio: coisas importantes que descobrimos no preview

Final de tarde na Cidade do Rock [Foto: Adriana Vieira]
 
O Rock in Rio abriu os portões pela primeira vez ao público nesta terça-feira (30) no seu tradicional preview - evento teste, que serve também para apresentar a nova Cidade do Rock a um número limitado de fãs. A programação contou com a utilização de todos os brinquedos e um show especial de Criolo no Palco Sunset. O Palco Mundo, que na programação inicial tinha um ensaio de Sepultura com a OSB, acabou sendo o único que não recebeu grandes testes. Apenas luzes e telões foram testados, assim como o tradicional show de fogos. Antes dos convidados entrarem na Cidade do Rock, a imprensa acompanhou uma coletiva de apresentação do festival com o prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o criador e presidente do Rock in Rio, Roberto Medina, o CEO do festival, Luis Justo, a vice-presidente Executiva do Rock in Rio, Roberta Medina, e o diretor de marketing do Itaú, Eduardo Tracanella.


A Cidade do Rock

O Rock in Rio tentou manter a mesma estrutura das duas últimas edições. Quem esteve em 2017 ou em 2019, vai se familiarizar rápido com o local. Os palcos e arenas continuam estrategicamente nas mesmas posições, assim como as lojinhas e os stands parceiros. Na entrada, assim que passar pelo letreiro inicial, o público poderá ver à esquerda em local elevado, uma monumento divulgando o The Town - festival criado para estrear em São Paulo no próximo ano. Esse local era onde ficava o Palco Supernova em 2019.

Mas e o Palco Supernova, que ficava ali? Por conta da necessidade de um maior espaço para comportar o público, consequentemente poder investir em nomes mais concorridos, como Ratos de Porão, Matanza Ritual, Jovem Dionisio, MC Poze do Rodo e Supercombo, ele foi parar lá depois da Rota 85. Passamos por lá nesse Preview e notamos que o som do palco está ótimo e o volume altíssimo.
 
Palco Supernova preparado para receber maior público nessa edição [Foto: Adriana Vieira]
 
Quase na mesma localidade, só que subindo, está a Rota 85, que é uma das principais dicas para quem gosta de fazer suas fotos. É lá que o público pode encontrar a reprodução de um gigante tênis All star cheio de lama, fazendo alusão ao Rock in Rio de 1985. É lá também que fica a capela para casamento. As novidades ficam para o novo brinquedo, que é um carrossel criado pelo Itaú e para a exposição de uma nova versão da Kombi elétrica. O icônico automóvel aparece totalmente remodelado e já está disponível na Europa.

Os destaques temáticos desse ano fica para o Rock Street Mediterrâneo, que está com visual deslumbrante, cheia de cores e com o tradicional lago. Uma dica é fazer fotos lá no pôr do sol. Outros dois ambientes que chamam atenção pelo visual são o Espaço Favela, com uma riqueza de detalhes impressionante, e a Rock District, que é ilustrada por um enorme muro grafitado e que tem também o mural da fama, com as mãos emolduradas de grandes artistas que passaram pelo Rock in Rio. Seguindo um pouco mais, duas montanhas russas e um brinquedo estilo Kabum, até a chegada da tenda eletrônica, New Dance Order. 

Aos fãs de Games, o Metaverso!

Para os amantes de games, as arenas da Game XP ainda estão lá, à esquerda de quem entra no evento. Participamos de uma coletiva de apresentação da grande novidade desse ano, que é o Rock in Rio no Metaverso. Para quem não entende de games, trata-se de uma criação de um mapa exclusivo de uma cidade do rock Fortnite (game bastante popular entre os jovens). O mapa tem junção de todo histórico do Rock in Rio com salas datadas comemorativas. A cada fase e etapa no mapa músicas mudam. O mapa é um mundo onde as pessoas podem explorar, dançar, andar de carro pela cidade, fazer amizades, participar de desafios em um mundo real na plataforma de Fortnite. O ponto mais legal é o aprendizado para jovens sobre a música, onde a cada parte do desafio, você encontrará placas datadas contando a história das bandas que fizeram passagem no Rock in Rio. No Mundo também tem jogo de perguntas sobre o Rock In Rio e é uma maneira fantástica de aproximar os jovens da história do evento.

O que comer e quanto gastar?

Uma das grandes dúvidas do público é sobre cardápios e valores dentro do Rock in Rio. O preço médio de um sanduíche é R$33. Já a Pizza está na casa dos R$40. O Bob's, rede que acompanha o festival desde sempre, está vendendo os seus trios entre R$42 e R$47 - a variação depende da bebida escolhida (refri, energético ou cerveja). O famoso espetinho de carne, que foi salvação para quem tinha menos de 20 pratas na edição de 2019, continua abaixo desse limite mas aumentou de R$13 para R$17. Nesse preview, o sucesso foi o balde de pipoca, onde um balde da salgada ou amanteigada custa R$55, com a promoção para os casais, que incluindo dois refrigerantes, fecha por R$70.

Sobre as bebidas, a água custa R$6, mas há bebedouros espalhados pela Cidade do Rock. O refrigerante e o mate estão saindo por R$9. Já a cerveja não ficou muito além do que é cobrado nos grandes eventos, R$15. Agora, se o seu interesse é na gastronomia, sem se importar muito com o valor, há a opção de comer na Gourmet Square, onde os preços variam de acordo com o combo e a unidade.

Produtos oficiais e preços

Para quem gosta de voltar com alguma lembrança do Rock in Rio, a loja oficial continua localizada em frente ao Palco Sunset e está repleta de variedades. O preço médio de uma camiseta do festival é de R$100, com a mais barata sendo R$95 e a mais cara R$150. Já peças mais elaboradas, como uma jaqueta jeans com a logo do Rock in Rio, inflacionou quando comparado à última edição (pulou de R$320 para R$550). Mas para quem só quer levar uma lembrancinha para casa, temos os copos persobalizados (R$15) e imãs de vários modelos, inclusive com o formato dos palcos (esses custando R$20) ou um pouco maiores, fazendo referência ao Rock in Rio por até R$35. Outros acessórios como chaveiros (R$30), canecas (R$55), correntes (R$45) e necessaire (R$70) também podem ser encontrados, além de bonés (R$95), bolsas (R$75), broches e etc.
 
Público pode encontrar uma variedade grande de produtos [Foto: Adriana Vieira]

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

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