Final de tarde na Cidade do Rock [Foto: Adriana Vieira]
O Rock in Rio abriu os portões pela primeira vez ao público nesta terça-feira (30) no seu tradicional preview - evento teste, que serve também para apresentar a nova Cidade do Rock a um número limitado de fãs. A programação contou com a utilização de todos os brinquedos e um show especial de Criolo no Palco Sunset. O Palco Mundo, que na programação inicial tinha um ensaio de Sepultura com a OSB, acabou sendo o único que não recebeu grandes testes. Apenas luzes e telões foram testados, assim como o tradicional show de fogos. Antes dos convidados entrarem na Cidade do Rock, a imprensa acompanhou uma coletiva de apresentação do festival com o prefeito da Cidade do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o criador e presidente do Rock in Rio, Roberto Medina, o CEO do festival, Luis Justo, a vice-presidente Executiva do Rock in Rio, Roberta Medina, e o diretor de marketing do Itaú, Eduardo Tracanella.
A Cidade do Rock
O Rock in Rio tentou manter a mesma estrutura das duas últimas edições. Quem esteve em 2017 ou em 2019, vai se familiarizar rápido com o local. Os palcos e arenas continuam estrategicamente nas mesmas posições, assim como as lojinhas e os stands parceiros. Na entrada, assim que passar pelo letreiro inicial, o público poderá ver à esquerda em local elevado, uma monumento divulgando o The Town - festival criado para estrear em São Paulo no próximo ano. Esse local era onde ficava o Palco Supernova em 2019.
Mas e o Palco Supernova, que ficava ali? Por conta da necessidade de um maior espaço para comportar o público, consequentemente poder investir em nomes mais concorridos, como Ratos de Porão, Matanza Ritual, Jovem Dionisio, MC Poze do Rodo e Supercombo, ele foi parar lá depois da Rota 85. Passamos por lá nesse Preview e notamos que o som do palco está ótimo e o volume altíssimo.
Palco Supernova preparado para receber maior público nessa edição [Foto: Adriana Vieira]
Quase na mesma localidade, só que subindo, está a Rota 85, que é uma das principais dicas para quem gosta de fazer suas fotos. É lá que o público pode encontrar a reprodução de um gigante tênis All star cheio de lama, fazendo alusão ao Rock in Rio de 1985. É lá também que fica a capela para casamento. As novidades ficam para o novo brinquedo, que é um carrossel criado pelo Itaú e para a exposição de uma nova versão da Kombi elétrica. O icônico automóvel aparece totalmente remodelado e já está disponível na Europa.
Os destaques temáticos desse ano fica para o Rock Street Mediterrâneo, que está com visual deslumbrante, cheia de cores e com o tradicional lago. Uma dica é fazer fotos lá no pôr do sol. Outros dois ambientes que chamam atenção pelo visual são o Espaço Favela, com uma riqueza de detalhes impressionante, e a Rock District, que é ilustrada por um enorme muro grafitado e que tem também o mural da fama, com as mãos emolduradas de grandes artistas que passaram pelo Rock in Rio. Seguindo um pouco mais, duas montanhas russas e um brinquedo estilo Kabum, até a chegada da tenda eletrônica, New Dance Order.
Aos fãs de Games, o Metaverso!
Para os amantes de games, as arenas da Game XP ainda estão lá, à esquerda de quem entra no evento. Participamos de uma coletiva de apresentação da grande novidade desse ano, que é o Rock in Rio no Metaverso. Para quem não entende de games, trata-se de uma criação de um mapa exclusivo de uma cidade do rock Fortnite (game bastante popular entre os jovens). O mapa tem junção de todo histórico do Rock in Rio com salas datadas comemorativas. A cada fase e etapa no mapa músicas mudam. O mapa é um mundo onde as pessoas podem explorar, dançar, andar de carro pela cidade, fazer amizades, participar de desafios em um mundo real na plataforma de Fortnite. O ponto mais legal é o aprendizado para jovens sobre a música, onde a cada parte do desafio, você encontrará placas datadas contando a história das bandas que fizeram passagem no Rock in Rio. No Mundo também tem jogo de perguntas sobre o Rock In Rio e é uma maneira fantástica de aproximar os jovens da história do evento.
O que comer e quanto gastar?
Uma das grandes dúvidas do público é sobre cardápios e valores dentro do Rock in Rio. O preço médio de um sanduíche é R$33. Já a Pizza está na casa dos R$40. O Bob's, rede que acompanha o festival desde sempre, está vendendo os seus trios entre R$42 e R$47 - a variação depende da bebida escolhida (refri, energético ou cerveja). O famoso espetinho de carne, que foi salvação para quem tinha menos de 20 pratas na edição de 2019, continua abaixo desse limite mas aumentou de R$13 para R$17. Nesse preview, o sucesso foi o balde de pipoca, onde um balde da salgada ou amanteigada custa R$55, com a promoção para os casais, que incluindo dois refrigerantes, fecha por R$70.
Sobre as bebidas, a água custa R$6, mas há bebedouros espalhados pela Cidade do Rock. O refrigerante e o mate estão saindo por R$9. Já a cerveja não ficou muito além do que é cobrado nos grandes eventos, R$15. Agora, se o seu interesse é na gastronomia, sem se importar muito com o valor, há a opção de comer na Gourmet Square, onde os preços variam de acordo com o combo e a unidade.
Produtos oficiais e preços
Para quem gosta de voltar com alguma lembrança do Rock in Rio, a loja oficial continua localizada em frente ao Palco Sunset e está repleta de variedades. O preço médio de uma camiseta do festival é de R$100, com a mais barata sendo R$95 e a mais cara R$150. Já peças mais elaboradas, como uma jaqueta jeans com a logo do Rock in Rio, inflacionou quando comparado à última edição (pulou de R$320 para R$550). Mas para quem só quer levar uma lembrancinha para casa, temos os copos persobalizados (R$15) e imãs de vários modelos, inclusive com o formato dos palcos (esses custando R$20) ou um pouco maiores, fazendo referência ao Rock in Rio por até R$35. Outros acessórios como chaveiros (R$30), canecas (R$55), correntes (R$45) e necessaire (R$70) também podem ser encontrados, além de bonés (R$95), bolsas (R$75), broches e etc.
Público pode encontrar uma variedade grande de produtos [Foto: Adriana Vieira]
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