"Vagando Por Aí" expõe realidade underground e apresenta cena punk da Bahia

O underground do interior baiano é apresentado aos leitores de "Vagando Por Aí"
Por  Ricardo Alfredo Flávio 

Voltando no tempo, lembro que há dez anos, eu estava na casa do Redson, guitarrista e vocalista do Cólera, uma instituição e das mais importantes bandas de punk rock do país, e, entre uma cerveja e outra, ele me falava empolgado da turnê de 30 anos da banda, com a ideia de levar um show comemorativo para todo o país. A turnê começou e foi andando em toda cidade onde foi possível, mas, a grande surpresa foi que, dois anos depois – com a turnê ainda acontecendo, Redson me disse todo empolgado: “Cachorrão, já tocamos em todo lugar, mas man, nada foi tão gratificante quanto chegar na Bahia e tocar em dois lugares, Simões Filho e Vitória da Conquista”!

Foi um choque, perguntei, mas, existe punk no interior da Bahia?

Ele, ainda empolgado, disse pela primeira vez um nome que me marcou: “Tocamos na festa de 10 anos da CAMA DE JORNAL, uma banda de Vitória da Conquista, punk rock direto e honesto, e o vocalista dessa banda virou nosso amigo, deu uma puta força na turnê, é o Nem”.

Ouvi alguma coisa da banda, achei legal, e a tragédia se abateu sobre o punk rock pouco depois, Redson faleceu em setembro de 2011. Pouco após o enterro, estive junto da banda ajudando na organização de um tributo, onde vários amigos de inúmeras bandas dividiram o palco com os remanescentes e tocaram canções do Cólera, entre os amigos, veio Nem, numa cansativa viagem de ônibus direto de Vitória da Conquista até São Paulo, prestar sua homenagem ao amigo.

Conheci o cara, trocamos contato e desde então, sempre nos falamos. Pouco mais de um ano atrás, soube da novidade, que ele já estava com um livro praticamente pronto, contando toda a sua história, da infância ao punk rock e como isso mudou sua vida.

E muita presunção acreditarmos que o rock brasileiro se faz aqui no eixo Rio-SP. Emanuel Paulo Moraes Santos, o NEM TOSCO TODO, conta em “VAGANDO POR AI”uma bela história baseada no FAÇA VOCÊ MESMO, todas as dificuldades e alegrias de montar sua banda, organizar eventos, gravar discos e ser um grande agitador cultural, exemplo para muita gente do Sul maravilha, que reclama muito e faz pouco. Força Nem, e siga em frente, forte e grande é você!

Interessados, procurem direto com o autor: https://www.facebook.com/nem.toscotodo

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2