Uma noite Infernal no Circo com Cradle Of Filth

Cradle Of Filth pela primeira vez no Rio de Janeiro [Foto: Amanda Respício]
Por Rom Jom

Acredito que até agora os presentes na ultima sexta-feira no Circo Voador ainda estejam impressionados com a noite Infernal que foi o show de debut do Cradle of Filth em terras cariocas. E da melhor forma; a turnê Lustmord And Tourgasm – Cruelty and the Beast Exclusive shows 2019 toca na integra o seu terceiro, e aclamado, album Cruelty And The Beast de 1998. E o público presente, que encheu bem a casa, já estava preparado. Mas talvez nem tanto.

A gravação de "Once Upon Atrocity" inicia a noite introduzindo a esperada execução do albúm que é feita de forma "no stop", sim, a banda não deu um respiro que seja para os presentes. As músicas são ainda mais pesadas e sombrias ao vivo. 

As primeiras faixas "Thirteen Autumns and a Widow"e Cruelty Brought Thee Orchids"já demonstram a pancada extrema do peso da banda. É de impressionar toda a capacidade vocal de Dani Filth; ora gutural, ora agudo, ora (quase) melódico... E com alcances de invejar, tanto que boa parte o microfone fica bem longe da sua boca, e no meio de tudo isso, Dani encontra em Lindsay Schoolcraft uma sincronia perfeita com seu - lindo - vocal melódico que acompanha seu teclado como é o caso em "Beneath the Howling Stars", por exemplo. E todo esse conjunto junta o erudito, gótico, extremo metal... É incrível isso como foi em "The Twisted Nails of Faith". 

O duo de guitarras de Richard Shaw e Marek é uma viagem as profundezas juntas com solos e bases tão pesadas que são perfeitamente executadas, e além de tudo isso, tocam a todo momento com o publico empunhado suas guitarras no público da frente, que além de delirar em momentos únicos, com direito até a uma "semi coreografia" com todos tocando em linha com Dani a frente, acompanharam de perto execuções como "Desire in Violent Overture", com riffs melódicos e pesados -únicos- e a última faixa do album "Lustmord and Wargasm (The Lick of Carnivorous Winds)". Até aqui o clima infernal já estava mais do que instaurado. 

E ainda para aqueles que não ficaram satisfeitos a segunda parte do show reservaria músicas de outros albúns como "Nymphetamine (Fix)" a mais "famosa" da carreira da banda, a caótica "Saffron’s Curse" e o final com a rápida "Her Ghost in the Fog" que tirou o resto das cinzas do lugar.

Talvez fique dificil de falar sobre o quão esta noite foi sombria, densa e linda. Tudo ao mesmo tempo. Tudo com qualidade ímpar, e tudo com muito peso extremo. O calor carioca foi realmente abatido pelas profundezas do black metal do Cradle of Filth.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2