Fundamental nos 90's, "Americana" do Offspring completa 20 anos com edição comemorativa

The Offspring reunido na época em que lançaram o álbum "Americana"
Por Bruno Eduardo

O The Offspring foi mais uma banda na história do punk, que ganhou cores alternativas por conta de seu sucesso comercial. Seus dois primeiros álbuns, The Offspring, de 1989, e Ignition, de 1992 , eram punks diretos e fáceis de usar. Foi uma fase crua, direta ao ponto e auto-explicativa. Embora houvessem algumas insinuações sonoras - surf rock e rock alternativo em particular - eles eram nada mais que apenas uma banda punk da Califórnia.

Bem, isso mudou com o seu fantástico terceiro álbum, Smash de 1994. Impulsionada por três grandes sucessos - “Come Out and Play”, “Self Esteem” e “Gotta Get Away”, ainda clássicos do rock nos dias de hoje - Smash vendeu seis milhões de cópias nos Estados Unidos e 11 milhões no mundo inteiro, tornando-se álbum independente mais vendido de todos os tempos. Foi exatamente aí que o The Offspring expandiu o trabalho de seus dois primeiros discos, chegando ao que seria o seu som real. 

O tal punk melódico nada mais era que punk original com pitadas de surf, rock alternativo, hardcore e um toque de influências orientais. O terceiro álbum do Offspring, junto com Dookie do Green Day no mesmo ano de 1994 e … And Out Come the Wolves do Rancid no ano seguinte, ajudou a forçar a porta do mainstream - fechada na época apenas para o grunge - para a entrada do punk, que naquela época, sofria ajustes necessários para enfim voltar às rádios com força total.

A banda não captou a mesma coesão sonora no trabalho posterior, Ixnay on the Hombre (1997), que vendeu apenas um quarto de Smash. Mesmo assim, garantiu um par de sucessos para o currículo ​​("All I Want" e "Gone Away"). Mas foi no álbum seguinte que o Offspring retornou com tudo. Americanalançado no final de 1998 foi um dos maiores sucessos comerciais da década e virou cantoria entre os jovens. Tudo isso por conta de uma trilogia inquestionável de hits rock top-10 ("Pretty Fly", "Why Don't You Get A Job" e "The Kids Aren't Alright"). 

Com Americana, o quarteto formado pelo vocalista e guitarrista Dexter Holland, o guitarrista Kevin “Noodles”, o baixista Greg Kriesel e o (então) baterista Ron Welty aparecia como opção viável ao sucesso epidêmico de Californication, dos Chili Peppers e There is Nothing Left To Lose do Foo Fighters. O ano de 1999 foi provavelmente o último ano de ouro do rock mainstream nas rádios do mundo inteiro.



Os singles do álbum confirmaram a importância do grupo como um dos grandes nomes da nova década. "The Kids Aren't Alright" foi talvez o que de mais forte o grupo tenha deixado dessa fase. As boas passagens de guitarras, liderada pelos riffs eficazes de Noodles e um vídeo clipe notável, transformaram a canção no ponto alto de Americana, musicalmente falando. No entanto, a memória do álbum é quase que sempre representada por “Pretty Fly (For The White Guy)”, que se tornaria uma espécie de modelo para futuros singles ("Original Prankster", "Hit That" e "You're Gonna Go Far, Kid"). Seguida de um vídeo clipe comicamente ridículo, "Pretty Fly" apresenta uma crítica aos jovens brancos suburbanos abraçando a cultura negra. É um sucesso pronto. Um tiro excitante de melodias e refrão poderoso.

Mas o que ninguém pareceu entender na época, é que embora fosse um disco chiclete comercial, haviam discussões sociais importantes em Americana. "The kids Aren't Alright" por exemplo, revelava o interior sombrio da vida de um jovem classe média, culminando no que seria hoje a doença do novo século (depressão). "She's Got Issues" fala sobre autoestima, "Walla Walla" sobre criminalidade, e "Pay the Man" traz queixas contra impostos e excessos do governo. Escondido atrás de hits radiofônicos de verão, Americana é o maior recado do Offspring para a consciência social. 

O sucesso de Americana foi uma tendência natural para os discos posteriores, e uma maçante perseguição de hits-rádio, resultando em outros sucessos regulares, como Conspiracy of One (2000). No entanto, a banda perdeu um pouco sua relevância como novidade e manteve-se estável na manutenção da fórmula, e hoje aparece como um dos poucos nomes que resistiram à transformação do mercado sem nunca sucumbir. E grande parte dessa resistência conquistada em muitos anos de estrada, cai na conta direta de Americana.

Para comemorar os 20 anos de Americana, o The Offspring está lançando uma edição limitada em Vinil vermelho, com direito a um pôster e um grande adesivo. O lançamento estará disponível no dia 30 de novembro e a pré-venda pode ser adquirida AQUI.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2