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Jack White oferece obra retrofuturista em seu terceiro disco solo, 'Boarding House Reach'

Jack White chega ao seu terceiro disco solo, "Boarding House Reach"
Por Lucas Scaliza

Boarding House Reach, 3ยบ disco da carreira solo do polivalente Jack White, รฉ um trabalho que escancara algumas mudanรงas na mรบsica como um todo e na forma como White passa a encarar sua obra.

A primeira mais notรกvel mudanรงa รฉ a inclusรฃo de processos digitais no acabamento das mรบsicas. Atรฉ entรฃo, Jack White era analรณgico atรฉ o talo e sentia um prazer sรกdico na dificuldade de, em plena segunda dรฉcada do sรฉculo 21, continuar gravando todos os instrumentos em fita magnรฉtica e depois mixar tudo sem a ajuda de programas de ediรงรฃo no computador. Era um tipo de orgulho em dizer que tudo era o mais orgรขnico possรญvel. Mas aรญ ele ouviu de Chris Rock que “ninguรฉm se importa” como sua mรบsica รฉ feita, e ele percebeu que isso realmente nรฃo faz muita diferenรงa. Pois bem: em seu novo disco, Jack gravou todos os instrumentos em fita, e pode apostar que usou amplificadores valvulados, mas editou todo o material no Pro Tools, programa que Jack jรก disse se tratar de “roubar” na hora de produzir mรบsica.

Alรฉm desse detalhe extremamente tรฉcnico – que para o ouvinte realmente nรฃo faz a menor diferenรงa, porque Boarding House Reach รฉ vintage nos timbres e na alma – รฉ possรญvel ouvir baterias eletrรดnicas e efeitos adicionados digitalmente, algo atรฉ entรฃo nunca associado a uma composiรงรฃo de Jack White. E antes que os mais puristas comecem a dizer que JW se vendeu ou se rendeu, todas as adiรงรตes eletrรดnicas sรฃo usadas com uma sabedoria enorme e parcimรดnia, servindo para incrementar o retro futurismo do รกlbum.

Jack sempre foi retrรด, sabemos disso desde os tempos de White Stripes. Em Lazaretto o que ficou evidente de uma vez foi a mรฃo รบnica para criar canรงรตes que misturavam rock garajeiro, rock clรกssico, rock noiser, blues, country e folk de uma maneira muito prรณpria, ร s vezes apagando as fronteiras entre um e outro. Mais do que isso, ele conseguiu incluir no 2ยบ disco uma mรบsica instrumental de guitarra bizarra (“High Ball Stepper”) e outra que mostrava a influรชncia do hip hop (“That Black Bat Licorice”) pela primeira vez. Dessa vez ele coloca em sua mistura ainda mais hip hop – que perpassa pelo menos 1/3 dos 44 minutos do disco – e uma belรญssima dose de funk setentista, fazendo uma incursรฃo pelo reino do Funkadelic e do Sly & The Family Stone (“Corporation”, “Hypermisophoniac” e “Get In The Mind Shaft”). E tudo isso sem perder a prรณpria voz e o estilo construรญdo desde o fim do sรฉculo passado, quando ainda tocava com Meg. “Ice Station Zebra”, rica em balanรงo, groove, texturas vintage e vocal mais rappeado nรฃo me deixa mentir, deixa?

Nenhuma faixa รฉ puramente funk ou puramente hip hop, ou puramente blues ou puramente rock. Ainda que os timbres remetam aos anos 70, essa mistura toda รฉ muito contemporรขnea. A adiรงรฃo de batidas eletrรดnicas e efeitos digitais, assim como mais elementos de hip hop, a vertente da mรบsica pop mais “pop” nos EUA neste momento, faz de Boarding House Reach um produto retrofuturista. Talvez seja bom evocar “Respect Comander” agora. Ou “What’s Done Is Done”.

Outra mudanรงa รฉ que White nรฃo o gravou em Nashville, onde mora e estabeleceu a sede da Third Man Records, sua empresa/gravadora/selo. Ele foi para Nova York e Los Angeles gravar com artistas que ainda nรฃo conhecia, mas tinha recebido um bom feedback. Grande parte deles era mรบsicos de hip hop, jazz e fusion. Entregou algumas ideias ou progressรตes de acordes para eles e comeรงaram a fazer jams. Criaram diversas versรตes das mesmas mรบsicas. JW pegou todo esse material, gravado com pessoas muito diferentes, e levou para o Pro Tools em Nashville. Lรก editou tudo, misturou gravaรงรตes de uma banda com outra e fez a mรกgica de organizar aquele mundo de possibilidades em algo que fizesse sentido (pelo menos para ele).

Jack White nรฃo รฉ nenhum novato e sabe que seu disco, por mais diferentรฃo que possa parecer, precisa de apostas mais seguras. E aรญ temos “Connected By Love” que serve como a balada de acordes maiores e radiofรดnica de Boarding House Reach e a animada “Over And Over And Over” รฉ o rock certeiro, com ritmo fรกcil de assimilar e riff incendiรกrio. Assim ele garante os singles para o pรบblico geral e deixa as maiores estranhezas que surgem ao longo do disco (“Abulia and Akrasia”, “Everything You’ve Ever Learned” e a parte final de “Humoresque”) para quem estรก a fim de mergulhar no projeto de forma mais completa.

Mesmo sendo um guitar hero, do tipo que se contrapรตe a figura clรกssica do guitar hero, aliรกs, Jack White deixou que o disco tivesse doses significativas de sintetizadores e teclados. Eles aparecem a todo momento. Atรฉ mesmo a guitarra de JW ร s vezes soa como se processada para soar como um sintetizador (“Why Walk a Dog”).

Boarding House Reachnรฃo รฉ o disco que ficarรก conhecido como o detentor dos maiores singles de Jack White na carreira solo. Poucas faixas sรฃo realmente acessรญveis ou lineares como o grande pรบblico estรก acostumado. O modo de compor e de editar as mรบsicas gravadas serviu para que o mรบsico saรญsse novamente da zona de conforto e isso influenciou a confecรงรฃo das faixas, que obedecem muito menos ao formato canรงรฃo (presente nos dois รกlbuns anteriores) e mais a um exercรญcio estรฉtico. Se nรฃo รฉ um disco de canรงรตes, o charme de Boarding House Reach estรก em ser um projeto mais audacioso, como muitos tรชm a oportunidade de fazer atualmente e poucos de fato encaram o fardo de criar algo estranho e imprevisรญvel ao pรบblico, seja ele uma grande massa que ainda nรฃo foi mais fundo em JW ou atรฉ mesmo os fรฃs de longa data.

Jack White nรฃo usava Pro Tools para remar contra a marรฉ. Abriu mรฃo desse princรญpio e mostrou uma noรงรฃo musical ainda mais alternativa do que antes. Artista e gerente de sua prรณpria arte, ele continua sendo uma das peรงas que melhor entende o que รฉ a mรบsica contemporรขnea e o que ela pode ser.
Cotaรงรฃo:

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