Drenna faz releitura rock de Chico Buarque e lança a ainda atual, "Roda Viva"

Drenna é um dos principais expoentes da nova cena de rock [Foto: Adriana Vieira]
A banda carioca Drenna lançou um novo single nas plataformas digitais. Trata-se de uma versão para o clássico da MPB, "Roda Viva", de Chico Buarque. A canção aparece em formato rock, com guitarras e baixo presentes e uma bela interpretação da cantora Drenna, que mostra um grande crescimento vocal neste novo lançamento. "Roda Viva" já era incluída frequentemente nos repertórios do grupo, o que facilitou a decisão de gravá-la. Por coincidência, o lançamento do single acabou vindo numa época de ebulição política e midiática por conta de alguns acontecimentos fortíssimos. Drenna falou sobre a importância de uma música como esta nos dias de hoje:
Como convidar vocês para ouvirem música ou vibrarem diante uma situação tão triste. Independente da posição política, estamos perdendo vidas, pessoas, representantes por motivo alheio a nossa vontade. A realidade cotidiana de uma favela se torna a realidade do asfalto, de uma cidade como um todo. A realidade que era abafada por mídias ganha repercussão por nós mesmos. Nós somos a revolução e não aguardem o especial de fim de ano do fantástico. Faremos aqui e agora.
Para quem não sabe, "Roda Viva" foi originalmente lançada em 1967 no álbum Chico Buarque de Hollanda - Volume 3A canção ficou em terceiro lugar no III Festival de Música Popular Brasileira em setembro e outubro de 67. "Roda Viva" foi escrita para a peça de teatro de mesmo nome, também de autoria de Chico Buarque. A peça não tinha a ver com política, mas com a trajetória de um cantor massificado pelo esquema da televisão. Em julho de 1968 a peça foi montada em São Paulo quando o CCC invadiu o teatro, depredou o cenário e espancou os atores. Chico Buarque suspeitou, na ocasião, que o CCC pretendia invadir a apresentação do espetáculo dirigido por Augusto Boal, Feira Paulista de Opinião que acontecia em outra sala do mesmo teatro.

Para gravar "Roda Viva", o grupo carioca teve a produção de Felipe Rodarte, que também produziu o último disco da banda (Desconectar), e contou com a participação especial do duo experimental, Lítio. A gravação foi no cultuado Toca do Bandido e o resultado você pode conferir abaixo.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2