Conheça Aurora, cantora que entrou de última hora no Lollapalooza Brasil 2018

Aurora chega no Lollapalooza para substituir Tyler, The Creator
Por Lucas Scaliza

A substituta de Tyler, The Creator no Lolla 2018 não poderia ser mais diferente. A norueguesa Aurora Asknes canta um indie pop bastante sensível, adornado por uma produção limpa, bonita e que apesar de acessível, não se rende às fórmulas mais comerciais. Batidas eletrônicas e arranjos de cordas se misturam à sua voz gentil e sedosa.

Além de cantar, ela escreve as próprias músicas e letras e produz a si mesma. Precoce, suas primeiras composições começaram a tomar forma quando tinha apenas 6 anos. As primeiras letras, aos 9. Aurora é, assim, uma dessas jovens escandinavas que entregam um trabalho de qualidade em composição e gravação sem contar com caros produtores, sendo ela mesma artista e diretora artística.

Embora seu nome não seja muito conhecido fora da Europa, sua gravação de “Scarborough Fair” toca na abertura da novela Deus Salve o Rei, o que não deixa de ser uma escolha inusitada para uma novela de temática e produção também inusitada.

Com o lançamento de Running With Wolves, seu primeiro EP em 2015, ela chamou a atenção das rádios europeias e dos produtores de festivais. Munida de bons singles e atingindo um público que não era grande, mas participativo, chegou ao primeiro álbum no ano seguinte.

A versão deluxe de All My Demons Greeting Me As A Friend tem dezessete faixas e mais de uma hora de áudio. É o resultado dos vários anos de dedicação de Aurora à música, contendo canções que começaram a ser escritas ainda na infância. Contudo, além da excelente voz – que cai muito bem a um estilo mais folk, como em “Murder Song (5, 4, 3, 2, 1)” – o álbum é bem servido de doses de pop poderoso (como “Conqueror” e “Warrior”), melodias radiofônicas (“Winter Bird” e “Running With The Wolves”), de músicas mais íntimas (“Runaway” e “Through The Eyes Of a Child”), coisas experimentais nível Björk (“Wisdom Cries”) e um cover de “Half The World Away”, do Oasis, que é sua gravação mais conhecida por enquanto.

Embora ela seja baixinha e se apresente praticamente sozinha na linha de frente do palco, Aurora sempre mostra disposição ao vivo, criando coreografias para suas músicas e interpretações marcantes, mais ou menos como a Lorde também faz. Aliás, o Lolla 2018 não será a primeira vez dela no país. No ano passado, a passagem dela pelo Brasil arrastou uma comunidade ainda pequena, mas bastante antenada de fãs no país. Tanto que após o anúncio da cantora no line up, os fãs começaram a caçar pessoas vendendo ingressos para domingo, já que o dia está esgotado nas bilheterias do festival.

É possível que ela aproveite o Lollapalooza Brasil para apresentar alguma nova composição. Seu novo disco já está em fase avançada de produção e será lançado em breve, em data a ser anunciada. Para quem quiser conferir a cantora, Aurora se apresenta domingo no Lolla Brasil, no palco Axe, às 18h20.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2