Discos: Drenna (Desconectar)

Foto: Divulgação
Drenna sugere desconexão em disco cheio de refrões
DRENNA
"Desconectar"
Toca Discos; 2016
Por Bruno Eduardo

"Quanto custa desconectar?". Tal questionamento pode soar contraditório nos dias de hoje, onde bandas de rock estão cada vez mais distribuídas em plataformas digitais e vivem de fã-clubes virtuais espalhados em todas as redes sociais. No entanto, temos que colocar a faca no próprio peito para debater esta, que é uma das principais patologias de nossa sociedade. É aí meus amigos, que entra o tal do rock and roll, não é verdade?

Em 'Desconectar', a Drenna traz o vício na internet como tema principal. É só dar uma olhada na belíssima arte de capa do disco, que retrata uma sociedade sufocada por dispositivos eletrônicos e cada vez mais distanciada do mundo real. Mas diferente da maioria dos disco temáticos, 'Desconectar' não soa demasiadamente pretensioso e nem fica girando de forma exaustiva em cima desse roteiro. A banda carioca traz a musicalidade em primeiro plano e sugere um rock permeado por boas ideias e muito bem desenvolvido na parte instrumental.  

Cercada de guitarras espaciais e viradas de bateria à-la Dave Grohl, a faixa-título, que abre o disco, é uma espécie de poesia-reflexiva sobre a nossa dificuldade real de nos desligarmos. O riff é hipnótico e a voz de Drenna soa como um termômetro para a canção - é suave, contemplativa e agressiva. Com a adição de um maravilhoso refrão, a faixa seguinte, "Alívio", segue na mesma estadia sonora, de efeitos, batidas particulares e melodia grudante. A poesia também rola solta. Atente ao verso: "Entre o sim e o não, me perco no horizonte da contradição / onde o medo e a coragem dão as mãos", medita a cantora. Rock dos bons, "Anônimo", volta a falar mais explicitamente sobre o tema do disco e critica quem vive a fantasiosa vida das redes sociais por trás de uma identidade secreta. É uma pedrada sonora de três minutos com baixo nervoso e ótimas intercessões melódicas. O refrão é impetuoso, onde Drenna ordena: "Pare seu mundo por um segundo e cante para quem puder te ouvir!". 

De todas as onze faixas presentes no álbum, "Entorpecer" é a que melhor representa o rock alternativo da Drenna. Sonoramente, a faixa lembra muito Cage The Elephant (fase inicial), mas é o refrão - mais uma vez - que se destaca. É bom deixar registrado que 'Desconectar' é um disco permeado de refrões poderosos, o que deixa a maioria das músicas potencialmente comerciais. Há também um lado mais tranquilo, que aparece entre violões e tambores ("Navego") e nas ondas de um pop rock batido ("Andar Sozinho"). "Hoje Somos Um Só" também passeia de mãos dadas com leveza, só que cercada de boas melodias. A banda ainda se aventura em novas experimentações sonoras, chegando ao ápice na improvável "Odisseia". No final, o rock volta a comer solto na rasgada "Sabotagem" (que possui o único solo de guitarra do disco) e nos efeitos de "Retorno".

Com vários grandes festivais no currículo, a Drenna comprova pela primeira vez no estúdio o porquê de ser considerada um dos principais expoentes da nova cena. Em 'Desconectar', o grupo carioca acerta na mensagem e brinda o ouvinte com rock feito na medida para arenas de todos os tamanhos. 

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

3 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2