Discos: U.K. Subs (Ziezo)

Foto: Divulgação
U.K.Subs chega ao disco de letra "Z" com a mesma energia do primeiro álbum
U.K. SUBS
"Ziezo"
U.K. Subs Records; 2016
Por Luciano Cirne


Quando escrevi a crítica para o (excelente) novo álbum do Discharge, comentei a respeito do quão estranho era o fato de várias bandas reverenciarem sua obra, mas ao mesmo tempo o público (principalmente as gerações mais novas) não dar a eles a devida atenção. Pois bem, essa mesma situação acontece também com os punks britânicos do UK Subs

Na ativa desde os primórdios do movimento, o vocalista Charlie Harper (favor não confundir com o personagem de “Two And a Half Men”!) e os inúmeros integrantes que por lá passaram fazem um street punk rasgado, que chegou até a fazer certo sucesso com singles atingindo o top 40 da parada do Reino Unido, mas que agora só era lembrado por bandas como o Guns N’ Roses, que regravou “Down On The Farm” em seu álbum de covers Spaghetti Incident e o Rancid, cujo guitarrista Lars Frederiksen, além de fã declarado, já foi membro tapa buraco em algumas turnês. É realmente uma pena que isso tenha acontecido pois a despeito de não terem mais a visibilidade de outrora, nunca deixaram a peteca cair, fazendo discos inspirados para poucos ouvidos antenados.

Ziezo inclusive merece atenção especial devido ao fato de provavelmente ser seu último CD de estúdio, já que desde o início de suas atividades, a ideia era batizar cada álbum em ordem alfabética para terminar na letra Z (o primeiro trabalho se chama Another Kind of Blues, o segundo Brand New Age e por aí vai). Se esse for realmente o canto do cisne, então encerraram suas atividades com chave de ouro: É óbvio que não há um pingo de novidade aqui, mas sejamos sinceros, quem é que procura um disco do UK Subs esperando algo diferente? Seus fãs querem é ouvir o punk rock rasgado de sempre, o que a banda sabe fazer com maestria. O que sai das caixas de som é puro UK Subs e isso já é garantia de qualidade e diversão, como a faixa de abertura “Polarisation” deixa claro;  excelente cartão de visita e que também serve para atestar que o nosso amigo Charlie, apesar de estar com 72 anos, ainda tem gás e disposição para dar e vender. Também merecem destaque as enérgicas "Oligarchy",  "Dope Fiend" e o ska "City of The Dead" que mais parecem outtakes do Rancid (olha eles aí de novo!); "Banksy", que foi composta em homenagem ao famoso e enigmático artista de rua inglês; "Proto Feminist", com um curioso e inusitado arranjo com sintetizadores e a bluesy "Disclosure" até o final com "Zeitgeist", que fecha a bolachinha no mais clássico estilo UK Subs de ser.

Comemorando 40 anos de atividades, só nos resta esperar agora que eles resolvam rever sua decisão e passem a batizar os discos que porventura vierem de agora em diante numericamente, pois assim saberíamos que enquanto o nosso amigo septuagenário Charlie Parker tivesse disposição, seríamos sempre abastecidos com mais música de qualidade (não custa nada sonhar, né?)... Porém, enquanto não reveem a decisão, só me resta agradecer pelos serviços prestados e por esse belo disco! 

Apesar de terem dado umas pequenas derrapadas nos últimos trabalhos - caso dos não muito bem recebidos pelos fãs Work In Progress e Yellow Leader -, 'Ziezo' (cuja capa aliás é uma versão alterada da arte do álbum de estreia 'Another Kind of Blues', sinalizando o fechamento de um ciclo) é um bom ponto final, digno do legado da banda. Muito bacana mesmo!

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2