DISCOS: PAPA ROACH (F.E.A.R.)

Foto: Divulgação
Fincado no hard rock atual, Papa Roach retorna bom disco

PAPA ROACH

F.E.A.R.

Eleven Seven Music; 2015

Por Bruno Eduardo


Nu-metal? Alguém sabe o que é isso? Com o lançamento de Infest, no início da década passada, o Papa Roach surgiu com uma boa alternativa ao gênero - possuíam riffs de guitarra à la Iron Maiden e vocais rap. Curiosamente, o sucesso estrondoso da banda nos mercados americano e europeu nunca chegou ao Brasil. Mantendo uma tendência natural das bandas sobreviventes do nu-metal, eles decidiram pular fora do estilo já no segundo trabalho. Trocaram os ADIDAS pelos jeans rasgados, e na carona do hard rock, atingiram maturidade sonora em Getting Away With Murderer (lançado em 2005). 

Dando sequência ao ótimo The Connection (2012), o grupo volta a investir pesado em teclados e sintetizadores. O oitavo trabalho de estúdio, F.E.A.R., confirma a pré-disposição da banda em se aventurar por novos territórios. Do eletrônico infundido de "Face Everything And Rise" ao surf melódico de "Love Me Till It Hurts", o Papa Roach amplia mais uma vez os seus horizontes com um disco redondamente radiofônico. Não me interpretem mal, mas o álbum possui refrões amplos, pegajosos e emocionalmente "apelativos". Jaccoby Shaddix (antes Coby Dick), com visual exagerado, é hoje um vocalista dos bons (um dos melhores da praça, atualmente). A sua infância traumática já está superada. Agora, Coby fala de desilusões amorosas, regressões sentimentais, e superação. Não há também como desprezar o excelente trabalho de guitarras de Jerry Horton.


Musicalmente falando, os destaques do "novo" Papa Roach são as fortíssimas "Skeletons" e "Fear Hate Love". Com teclados e melodia flertada de um Nine Inch Nails (anos 2000), o grupo acerta em cheio em "Warriors", mas escorrega também, ao tentar avançar por um caminho exageradamente descartável em "Gravity". Considerando o final dos anos noventa, onde a maioria de seus contemporâneos foram extintos, o Papa Roach mantém persistência saudável em mais um consistente trabalho.


Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

1 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2