ROCK IN RIO 2013 - BRUCE SPRINGSTEEN

Foto: Bruno Eduardo
Histórico: The Boss brinda fãs com íntegra de Born in the USA


Por Bruno Eduardo

Bruce Springsteen fez por escrever mais um importante capítulo na história do Rock in Rio. O festival, que andava carente de shows marcantes – presentes em quase todas as edições brasileiras -, teve no seu penúltimo dia, um dos grandes momentos vividos em sua biografia.

Aos 64 anos de idade, Bruce Springsteen – o “Boss”, como é chamado mundo afora – deu exemplo de vitalidade e, principalmente, feeling, em uma apresentação de quase três horas ininterruptas. À frente de uma banda irretocável (E Street Band), o músico entrou ao som de “Sociedade Alternativa” de Raul Seixas - número também exibido em São Paulo, dias atrás - seguida da melodia contagiante de “Badlands”. Em contrapartida, era notório a debandada do público no início da apresentação – formado em sua maioria, por fãs de John Mayer (um dos shows mais monótonos do Rock in Rio).

Em bom português, ele anunciou a grande surpresa: “Hoje teremos uma noite especial aqui no Rio. Vamos tocar Born in The U.S.A. inteiro!”. Para delírio da maioria presente, ele já emendou a faixa-título - que é certamente o seu sucesso mais conhecido entre todas as gerações – seguida de todas as outras 11 canções que compõem o disco de 1984. Do citado, vale destacar as versões de “Cover Me” – com direito a dobradinha de guitarra com Steven Van Zandt – e "I'm Going Down". Em um dos grandes momentos da noite, a execução de “Spirit in The Night” contou com a interatividade da plateia – elevando o coro de “all night”. Bruce não economizou energia, descendo do palco diversas vezes para ir de ao encontro a galera colada na grade. Numa dessas oportunidades, subiu na mureta e cantou junto com os fãs. A relação íntima que ele mantém com o público ficou comprovado em dois grandes momentos: chamou uma fã para tocar violão com ele no palco, e deu o microfone para um garoto de 10 anos – que cantou os versos de "Waitin’ On a Sunny Day” à capela. “Twist & Shout” – canção imortalizada na voz de John Lennon – e a obra-prima “Born To Run”, deram caráter apoteótico ao show – com fogos estourando antes do tempo.

Na volta para o bis, ele cantou "This Hard Land" – um B-side do disco Born in The U.S.A. -, e pediu desculpas ao público por ter demorado tanto a voltar ao país. “Isso não vai acontecer de novo! Eu prometo!” – declarou emocionado. Uma coisa é certa: o público que ficou até o fim, vai cobrar a promessa!

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2