Liam Gallagher dispensa sucessos do Oasis em show com nova banda no Rio

 
O “Queremos”, aproveitou a passagem de bandas pelo Planeta Terra em São Paulo, e por forma de sugestão, conseguiu com a ajuda dos fãs, pescar alguns nomes para o Circo Voador. Dividido em dois dias, foi criado o Eu Quero Festival. Obviamente, o evento manteve o sistema de crowdfundind, e o nome de maior destaque foi o Beady Eye, que é a banda do ex-Oasis, Liam Gallagher.
 
Por se tratar de uma segunda-feira, o público da casa foi razoavelmente bom. O que poderia certamente ser melhor, se a maioria das pessoas soubesse que se tratava de uma banda que tinha em sua formação, um dos maiores nomes do rock britânico, anos 90. O fato é que mesmo não apelando para o seu passado, Liam uniu um público órfão. Bandeiras da Inglaterra, camisas do time de futebol Mancheter United, e evidentemente, camisas do Oasis, circulavam pelo Circo Voador, em sua maioria.
 
Antes do início do show principal, num palco alternativo, a banda Diving Music fez um som para os mais chegados, e no palco principal, em seguida, foi a vez dos paulistas do Holger mandar o recado com sua mistureba indie.
 
Exatamente às 22:30, para delírio dos fãs, o Beady Eye sobe ao palco com um set baseado no disco Different Gear, Still Speeding (lançado este ano). Efetivamente, grupo nada mais é que um Oasis sem Noel Gallagher – que está em carreira solo. Em sua formação, além de Liam, estão presentes os guitarristas Gen Archer e Andy Bell, e o baterista Chris Sharrock, que também integrou o Oasis entre 2008 e 2009.
 
Aos gritos de “Liam, Liam”, o grupo iniciou a apresentação com “Four Letter Word”, faixa-de-abertura do único disco dos caras. Para quem ainda não ouviu o Beady Eye, posso afirmar que o som é basicamente calcado na proposta que o Oasis manteve nos últimos discos da carreira. Mantendo a sua postura característica, Liam, de corpo inclinado e boca colada ao microfone, fez o público presente cantar junto os versos de “Millionaire”, que exibiu palavras em destaque num plano ao fundo do palco. 

Embora não tão grande, eles contavam com fiéis seguidores, que cantavam a maioria das músicas em forma integral. Como o Circo Voador é um local reduzido, e que acaba facilitando muito aos fãs que esperam maior proximidade com ídolos, foi curioso ver meninas lutando com fervor para conseguir um lugar mais perto da grade (sim, a banda exigiu uma área Pit, que acabou facilitando o serviço dos fotógrafos da imprensa).
 
Os melhores momentos do show foram na agitada “Bring the Light” - que tem pianos em ritmo rockabilly - e em “Standing On the Edge”, com utilização de refletores contra o palco. Usando e abusando de delays, Liam manteve o mesmo tom de voz que tanto o marcou – com a manjada melodia arrastada. Com muito orgulho, os fãs nem se atreveram a pedir por Oasis, e lógico, eles não tocaram. Mas se for analisar com um pouco de frieza, o que aconteceu no circo Voador foi um show com jeito de Oasis, mas sem os hits. Ah, e sem o Noel. 
 
À frente de fãs fiéis, Liam Gallagher e mais da metade do Oasis fizeram um show intimista. Mantendo boa musicalidade, e firmeza na proposta atual. Com isso, eles começam a escrever um novo capítulo para uma banda, que embora leve outro nome, permanecerá viva no passado e no presente. Os fãs gostaram da idéia, ele (Liam) também.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2