Faith No More ganha biografia necessária e dá pistas sobre o futuro: "a história não terminou!"

Faith No More em sua formação atual, que vem desde 1997 com o Jon Hudson
Por Bruno Eduardo

Patton chegou na casa de Gould com uma garrafa de champanhe. Ele estalou dramaticamente a cortiça e ofereceu aos seus companheiros de banda um brinde, declarando: "Pessoal, tem sido uma experiência maravilhosa". Bordin se recusou a aceitar a taça. Bottum pegou um copo, e Gould também se juntou ao brinde. Mas o baixista do Faith No More aconselhou Patton a administrar a situação coletivamente, dizendo a ele: "Seja esperto, ok? Não saia da banda" - esse é apenas um trecho de Small Victories - The True Story Of Faith No More, biografia que conta a trajetória do Faith No More, uma das bandas mais interessantes e influentes da história do rock. O trecho acima aconteceu no capítulo que envolve a separação do grupo, em 1998. 

Para chegar no resultado final do livro, o autor Adrian Harte contou com a colaboração de alguns fãs e da própria banda, colhendo fotos raras, entrevistas de época e algumas várias horas de declarações e entrevistas dos próprios envolvidos na história. Ao todo, 45 pessoas foram entrevistadas e dos membros atuais, apenas Mike Patton não quis dar sua colaboração. 

Adrian diz no livro que o baixista Bill Gould e o baterista Mike Bordin foram os mais solícitos, mas o tecladista Roddy Bottum e o guitarrista Jon Hudson também ajudaram bastante a "clarear" os fatos. Jim Martin foi outro que negou-se a falar, mas indicou algumas entrevistas antigas para o autor tomar como base. Em contrapartida, Chuck Mosley, vocalista original do FNM fez questão de participar da série de entrevistas para o livro. Como Chuck faleceu no ano passado, essa pode ser considerada a sua última contribuição para a obra da banda.


As 350 páginas de Small Victories comprovam o quão singular era o Faith No More: uma banda que tornou-se grande no mundo inteiro após o lançamento de The Real Thing (1989), mas que nunca perdeu sua origem alternativa. Há várias histórias no livro que mostram a dificuldade do grupo em lidar com o modelo imposto pelo mainstream e sobreviver às diferenças pessoais entre eles. A biografia também deixa evidente como o grupo era fiel às suas intuições artísticas e inabalável em suas convicções como banda. 

O autor também dedica boa parte da obra aos períodos de feitura dos álbuns, com uma grande variedade de detalhes sobre o que aconteceu nos estúdios e o que influenciou a banda nos períodos de produção. Tanto que há um capítulo específico sobre a criação do maior hit do grupo, "Epic", e um outro sobre "Midlife Crisis", com comentários dos integrantes e do produtor Matt Wallace. É interessante dizer também, que os relatos aparecem devidamente cristalizados pela opinião do autor e acompanhados por informações arquivadas sobre os resultados comerciais dos discos e suas turnês. 

Além disso, há também ótimos relatos para assuntos mais polêmicos - como a saída do guitarrista Jim Martin e a tensa turnê com o Guns N'Roses em 1992, no qual a banda conta o que rolou na reunião com Axl Rose e Slash dentro do camarim - e outros mais reveladores - sobre a decisão de voltar aos palcos em 2009 e um possível retorno aos estúdios em breve: "A história não terminou", garante o autor.  Resumindo: Small Victories é o resumo mais digno e merecido que o Faith No More e seus fãs mereciam ter um dia.

Small Victories - The True Story Of Faith No More será lançado no dia 12 de setembro mas já está em pré-venda e você pode comprá-lo AQUI.

Bruno Eduardo

Jornalista e repórter fotográfico, é editor do site Rock On Board, repórter colaborador no site Midiorama e apresentador do programa "ARNews" e "O Papo é Pop" nas rádios Oceânica FM (105.9) e Planet Rock. Também foi Editor-chefe do Portal Rock Press e colunista do blog "Discoteca", da editora Abril. Desde 2005 participa das coberturas de grandes festivais como Rock in Rio, Lollapalooza Brasil, Claro Q é Rock, Monsters Of Rock, Summer Break Festival, Tim Festival, Knotfest, Summer Breeze, Mita Festival entre outros. Na lista de entrevistados, nomes como Black Sabbath, Aerosmith, Queen, Faith No More, The Offspring, Linkin Park, Steve Vai, Legião Urbana e Titãs.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem
SOM-NA-CAIXA-2